Theatro São Pedro - Porto Alegre

Reabertura do Theatro São Pedro será domingo, dia 23 de maio (ingressos esgotados)

MINISTÉRIO DO TURISMO e STIHL
apresentam

Concerto de reabertura do Theatro São Pedro e de início da Temporada 2021 da Orquestra Theatro São Pedro

Theatro São Pedro, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, reabre para o público, em concerto com obras de Radamés Gnattali e Wolfgang A. Mozart

Em parceria com a Fundação Theatro São Pedro, a Orquestra Theatro São Pedro inicia a Temporada 2021. Após mais de um ano sem eventos com a presença do público, por conta da pandemia da Covid-19, dia 23 de maio, próximo domingo, às 18h, ocorrerá o concerto de reabertura do Theatro São Pedro, seguindo as medidas exigidas pelo protocolo atual.

Em tempos de distanciamento social, a orquestra se transforma para continuar levando a música de concerto para todos os gaúchos. Com regência do maestro Evandro Matté, o espetáculo contará com os solistas Emerson Kretschmer (violino) e Leonardo Bock (viola). No programa Radamés Gnattalli e Wolfgang Amadeus Mozart, com destaque para a obra Sinfonia Concertante para violino, viola e orquestra.

O espetáculo contará com presença de público limitado a 30% da capacidade do Theatro São Pedro. A retirada de ingressos é gratuita mediante a doação de 2 kg de alimento, na recepção do Multipalco, do dia 19 (quarta-feira) até 22 (sábado), das 13h30 às 18h (não haverá troca de ingressos no dia da apresentação para evitar aglomerações). Os alimentos doados serão destinados à Confraria da Música RS. (INGRESSOS ESGOTADOS)

Também será possível acompanhar o espetáculo em casa através do canal do YouTube do Theatro São Pedro (www.youtube.com/c/TheatroSaoPedroRS).

Realização: Associação Pró-Música POA, Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.
Patrocínio: STIHL e GERDAU
Apoio: INBETTA, DUFRIO, BECK DE SOUZA ENGENHARIA.
Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre

PROGRAMA

Gnattalli, Radamés |Suíte para Cordas
Mozart, W.A. |Sinfonia em Fá Maior, K 75.
Mozart, W.A. |Sinfonia Concertante p/ viola, violino e orquestra, K364

SOBRE A ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OTSP apresenta anualmente a série de Concertos Theatro São Pedro, série de Concertos Banrisul para Juventude e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

EVANDRO MATTÉ | Maestro

Diretor Artístico e Maestro da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), da Orquestra Theatro São Pedro / POA e do Festival Internacional SESC de Música. Seu primeiro contato com a música foi através do trompete, aos 7 anos, atuando como intérprete deste instrumento por 25 anos. Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Foi docente na UPF (Universidade de Passo Fundo) e na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), onde coordenou o MBA em Gestão Cultural. Atuando como maestro desde 2005, tem dirigido diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha e EUA. Foi o fundador e coordenador do projeto social VIDA COM ARTE que realiza inclusão social através da música. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

EMERSONKRETSCHMER | Violino

Graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas classes dos professores Hella Frank e Marcello Guerchfeld, teve aulas com o violinista Fernando Hasaj em Montevidéu e especializou-se na Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburgo (Áustria). Tem atuado como solista em várias orquestras, entre elas a própria Ospa, a de Câmara da Ulbra, a da Unisinos e a Sinfônica de Caxias do Sul. Participou das gravações de vários CDs, bem como das trilhas sonoras dos filmes “Concerto Campestre” e “Sal de Prata”. Realizou turnê pela Europa como integrante da Orquestra de Câmara Solistas de Salzburgo, participando de um registro fonográfico na Alemanha. Em 2006, em turnê pela Argentina, recebeu nota máxima do crítico Héctor Coda, que escreveu no jornal La Nación: “(…) Com um arco seguro e com um som maravilhoso, o solista desempenhou uma performance ao nível dos grandes solistas”. No mesmo ano, ganhou o concurso para spalla da Ospa. Ocupa também o posto de spalla da Orquestra de Câmara da Ulbra.

LEONARDO BOCK / VIOLA

Iniciou seus estudos de violino em 1999 com Carmelo de los Santos. Em 2015, formou-se no curso de Bacharelado em Música – Violino, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do prof. Dr. Fredi Gerling. Obteve diploma de aperfeiçoamento artístico durante intercâmbio na University of Georgia (EUA), com o pedagogo Dr. Levon Ambartsumian (Armênia). Também aprimorou-se na Alemanha, na Hochschule für Musik Münster, com o prof. Helge Slaato (Noruega). Se apresenta como solista convidado e como spalla de diversas orquestras acadêmicas pelo Brasil. Já se apresentou em diversas salas de concerto na Alemanha, Estados Unidos, Venezuela, Chile e Brasil. Exerce com muito entusiasmo atividade de música de câmara como violinista e violista. É spalla da Orquestra do Teatro São Pedro, membro da Sphaera Mundi Orquestra e integrante do naipe de primeiros violinos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Confraria da Música RS

Entidade que receberá as doações dos alimentos, a Confraria é a união de 10 músicos do RS com objetivo de auxiliar os cantores e musicistas gaúchos durante a pandemia. Tudo começou como uma brincadeira de amigos em Bento Gonçalves e, com a pandemia, começaram a fazer ações para conseguir fundos com a finalidade de distribuir cestas de alimentos a diversos artistas.

SERVIÇO

Concertos Série Theatro São Pedro | Orquestra Theatro São Pedro POA
Dia 23 de maio de 2021
Domingo, às 18h

Com presença de público (30% da capacidade do TSP).
A retirada de ingressos é gratuita mediante a doação de 2 kg de alimento, na recepção do Multipalco, do dia 19 (quarta-feira) até 22 (sábado), das 13h30 às 18h (não haverá troca de ingressos no dia da apresentação para evitar aglomerações).

(INGRESSOS ESGOTADOS)

Também será possível acompanhar o espetáculo em casa através do canal do YouTube do Theatro São Pedro (www.youtube.com/c/TheatroSaoPedroRS).

Orquestra Theatro São Pedro

Regência |Evandro Matté
Solistas | Emerson Kretschmer (violino)
Leonardo Bock (viola)

Assessoria de Imprensa:
Diego da Maia
(51) 984309296