Theatro São Pedro - Porto Alegre

Orquestra Theatro São Pedro, de Porto Alegre, apresenta concerto em celebração aos 100 anos de Astor Piazzolla

MINISTÉRIO DO TURISMO e STIHL
Apresentam

PIAZZOLLA 100 ANOS
Orquestra Theatro São Pedro

Orquestra Theatro São Pedro, de Porto Alegre, apresenta concerto em celebração aos 100 anos de Astor Piazzolla

Obras do grande bandoneista e compositor argentino, conhecido mundialmente por revolucionar o tango, fazem parte deste concerto que reabre, pela segunda vez, o Theatro São Pedro ao público.

Em parceria com a Fundação Theatro São Pedro, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, a Orquestra Theatro São Pedro apresenta o espetáculo “Piazzolla 100 Anos”, que conta com patrocínio da Stihl. O concerto ocorrerá dia 20 de junho, às 18h, no Theatro São Pedro, com ingressos gratuitos (mediante a doação de 2kg de alimento não perecível), seguindo o protocolo de higiene e distanciamento, com 30% da capacidade (190 espectadores), além da transmissão ao vivo pelo canal do Youtube: www.youtube.com/c/theatrosaopedrors. Os ingressos serão gratuitos, mediante a doação de 2kg de alimento não perecíveis, com retirada de 16 a 19 (quarta a sábado), na recepção do Multipalco Eva Sopher (ao lado do Du’Attos Restaurante), das 13h30 às 18h. Não haverá troca de ingressos no dia da apresentação para evitar aglomerações.

Em tempos de distanciamento social, a orquestra se transforma para levar a música de concerto para todos os gaúchos e, com a transmissão pelo youtube, para todo o mundo. Com regência do maestro Evandro Matté, o espetáculo contará com o solista Carlittos Magallanes (bandoneón) e participação especial da pianista Dunia Elias. No programa, clássicos de Astor Piazzolla, como Adiós Nonino, Oblivion, La Cumparsita, entre outros sucessos que levaram a música argentina para mundo.

PROGRAMA

Piazzolla, Astor | Introducion al Angel*
Piazzolla, Astor | Tango del Angel*
Piazzolla, Astor | La Muerte del Angel
Arthur Barbosa | Recuerdos n 3
Piazzolla, Astor |Melodia em Lá menor
Piazzolla, Astor |Invierno Porteño*
Piazzolla, Astor | Adios Nonino**
Piazzolla, Astor | Oblivion**
Piazzolla, Astor | Lo que Vendra**
Piazzolla, Astor | Fuga y Misterio
Piazzolla, Astor | Nocturna**
Piazzolla, Astor | La Cumparsita

Arranjos: * Arthur Barbosa
** Carlos Garofali

– – – – – – – – – – – – – – – – – – –

SOBRE A ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OTSP apresenta anualmente a série de Concertos Theatro São Pedro, série de Concertos Banrisul para Juventudee Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

EVANDRO MATTÉ | Maestro
Diretor Artístico e Maestro da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), da Orquestra Theatro São Pedro / POA e do Festival Internacional SESC de Música. Seu primeiro contato com a música foi através do trompete, aos 7 anos, atuando comointérprete deste instrumento por 25 anos. Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Foi docente na UPF (Universidade de Passo Fundo) e na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), onde coordenou o MBA em Gestão Cultural. Atuando como maestro desde 2005, tem dirigido diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha e EUA. Foi o fundador e coordenador do projeto social VIDA COM ARTE que realiza inclusão social através da música. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

CARLITTOS MAGALLANES | Bandoneon
Músico, compositor, intérprete, arranjador e produtor cultural do estado do Rio Grande do Sul, Carlittos Magallanes é argentino, radicado há mais de 40 anos no Brasil. Como bandoneonista e intérprete, já participou de uma centena de concertos populares de tangos junto às maiores orquestras do Rio Grande do Sul, sendo 24 delas com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Compôs para trilhas sonoras de filmes, como “Sal de Prata” e “Neto Perde sua Alma”, este último ganhador do Kikito, no Festival de Gramado. Como instrumentista, participou de gravações com grandes nomes da música gaúcha, além de inúmeras composições interpretadas por eles, sendo vencedor, também, do “Troféu Vitória”, na categoria Música do Ano. Participou como músico em shows de artistas como Fito Paes, Paula Fernandes, Hique Gomes, Roberto Pinheiro, Maurício Marques, entre muitos outros. Como produtor cultural realizou inúmeros festivais nativistas. Além disso, é diretor do grupo musical “Tangos Shows”, gravou quatro CD’s de tango em parceria de seu saudoso amigo Carlos Garofali e, em 2017, recebeu o primeiro disco de ouro de tango no Brasil.

SERVIÇO
Orquestra Theatro São Pedro, Porto Alegre
Concerto “Piazzolla 100 anos”
Data: 20 de junho de 2021
Local: Theatro São Pedro, 18h (Marechal Deodoro, s/nº – Centro Histórico/POA-RS)

Com presença de público (30% da capacidade do TSP).
A retirada de ingressos é gratuita mediante a doação de 2 kg de alimento, na bilheteria do Multipalco, do dia 16 (quarta-feira) até 19 (sábado), das 13h30 às 18h.
*Não haverá troca de ingressos no dia da apresentação para evitar aglomerações.

Também será possível acompanhar o espetáculo em casa através do canal do YouTube do Theatro São Pedro (www.youtube.com/c/TheatroSaoPedroRS).

Orquestra Theatro São Pedro

Regência |Evandro Matté
Solista |Carlitos Magallanes (Bandoneon)
Participação Especial | Dunia Elias (Piano)

LEI DE INCENTIVO A CULTURA
Patrocínio: STIHL e GERDAU
Apoio: INBETTA, DUFRIO e BECK DE SOUZA ENGENHARIA
Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre
Realização: Fundação Theatro São Pedro; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.