Theatro São Pedro - Porto Alegre

Xaxados e Perdidos e convidados

O Theatro São Pedro apresenta, nos dias 11 e 12 de Junho (sábado e domingo), o espetáculo musical Xaxados e Perdidos, com Simone Rasslan, Álvaro RosaCosta, Beto Chedid e convidados. Está em foco a raiz da música brasileira, entre a tradição e a modernidade, com canções de domínio público, de compositores da música popular e autorais.

O repertório, garimpado na tradição cancioneira do país, traz canções de autores anônimos, compositores raros, como Tavinho Moura, e nomes mais conhecidos, como Almir Sater, Jerônimo Jardim, Egberto Gismonti, Nico Nicolaiewsky, Dorival Caymmi, Giba Giba entre outros. O espetáculo originou a gravação do cd “Xaxados e Perdidos” que ganhou 4 prêmios Açorianos de Música 2012 ( Melhor disco de Mpb, Melhor Intérprete, Melhores Arranjadores e Disco do Ano ). No ano seguinte representou o RGS no Projeto Sul-Sur em Montevideo. Os convidados especiais são: Aninha Freire, Jorge Matte, Kiti Santos, Mimmo Ferreira e Roberta Alfaya. Projeção: Juliano Ambrosini. Luz: Bathista Freire. Prod. exec. e divulgação: Liane Venturella.

Dentre os vários elogios de quem assistiu o espetáculo dirigido por Álvaro RosaCosta, destaca-se o de Icaro Bittencourt, graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): “[…] Belo, emocionante, surpreendente […]. O repertório, verdadeiramente garimpado dentro da tradição cancioneira do Brasil, apresentou canções de autores anônimos, compositores raros para nós”.