Theatro São Pedro - Porto Alegre

Últimos dias para se inscrever no Fundo de Apoio à Cultura (FAC) “Teatro Hoje: Serafim Bemol”

Grupos e companhias teatrais tem até o dia 15 de maio para se inscreverem no Fundo de Apoio à Cultura (FAC) “Teatro Hoje: Serafim Bemol”.

As inscrições podem ser feitas no site do Pró-Cultura RS (no menu FAC e na aba EDITAIS) www.procultura.rs.gov.br, para marcar a data de comemoração mundial do teatro. Está previsto, ainda, o anúncio de uma parceria com o Sesc RS, que deve possibilitar a circulação dos espetáculos contemplados pelo interior do Rio Grande do Sul.

O edital deste ano, no valor de R$ 400 mil, deve contemplar quatro grupos e/ou companhias, sendo, no mínimo, duas vagas para o interior do Estado – R$ 100 mil para cada um.  E tem o apoio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), ligado à Sedac. Cada um dos grupos vencedores – em atividade no Rio Grande do Sul – terá o desafio de montar um novo espetáculo cênico, com textos de dramaturgos gaúchos.  Os quatro grupos e/ou companhias farão sua estreia no Theatro São Pedro e em outros teatros do interior. “Estamos presenciando algo inédito. É o interior podendo aportar a capital. O lançamento deste edital representa a concretização das políticas públicas para o teatro gaúcho, de forma democrática, equânime e sem restrições”, destaca Ruben Oliveira, diretor do IEACen.

Em sua segunda edição, o projetio homenageia o escritor gaúcho João Simões Lopes Neto (Pelotas, 1865-1916) – também dramaturgo, autor de dezenas de textos escritos e montados sob o pseudônimo de Serafim Bemol.