Theatro São Pedro - Porto Alegre

“Tóin – dança para bebês” tem apresentações no Mês da Criança

Após integrar a programação de aniversário do SESC Palladium em Belo Horizonte, o espetáculo Tóin – dança para bebês comemora o Mês das Crianças com apresentações no Instituto Ling, Teatro do Sesc, Theatro São Pedro e Livraria Cultura.

Tóin é realizado pela Muovere Cia. de Dança de Porto Alegre, dirigido por Jussara Miranda e Diego Mac, e composto de duas atividades: um espetáculo seguido de uma oficina, que estreou em 2012. Destinado para bebês e acompanhantes, o espetáculo é inspirado em livros imagens da literatura infantil, poemas, vídeos da internet e histórias de infância contadas pelos bailarinos. O público também participa de uma “oficininha”, onde bebês e acompanhantes se juntam aos bailarinos para brincar de dançar, coordenada pela bailarina e tradutora de libras Joana Amaral.

Sambalelê, Rodamoínho, Menina Flor, Dança das mãos, dos cabelos e dos Palitos são algumas das músicas compostas por Marcelo Delacroix e Beto Chedid para as coreografias inspiradas nos personagens do espetáculo: Menina Flor, Menino Mola, Homem Ventania e Menina Papel. Os figurinos de Antonio Rabadan foram criados a partir da simplicidade e efeitos refletivos, bem como os bonequinhos que acompanham a oficininha. A iluminação de Mauricio Moura dá o tom da brincadeira, e Jussara Miranda e Diego Mac cuidam da delicadeza das formas e movimentos, traduzindo o encantamento de personagens no encontro com os jogos e brincadeiras coreografadas. No elenco estão os bailarinos Joana Amaral, Carini Pereira, Eduardo Richa, Nilton Júnior e Didi Pedone.

Vencedor do Prêmio Funarte Klauss Vianna 2011, Tóin foi o primeiro projeto no gênero “dança” dedicado para os bebês, tendo realizado mais de 150 apresentações para um público de 10.000 pessoas.

Para saber mais, acesse: https://dancaparabebes.wordpress.com/

Serviço:

Dia 24/ sábado: sessões 11h e 15 horas
Dia 25/ domingo: sessão única – 15h
Ingressos: R$ 40,00 | 50% – 0 a 15 anos, estudantes e idosos, mediante comprovação.
À venda na bilheteria do teatro a partir de 25/09. E uma hora antes do espetáculo
Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico. Telefone (51) 3227-5100
(Estacionamento anexo ao teatro; fraldário; ambiente climatizado e estacionamento para carrinhos de bebês)

Saiba Mais:

Sobre a Muovere Cia de Dança
Fundada em 1989, a Muovere Cia de Dança Contemporânea atua nas atividades de produção, fomento, formação e pesquisa em dança. Em seu repertório constam 18 produções de espetáculos, 05 performances de rua, 05 projetos de inclusão social.

O interesse por trabalhar com a dança para bebês surgiu em 2008, por conta da pesquisa de mestrado realizada pela mentora e diretora Jussara Miranda, na região de Andaluzia/Espanha, quando foi possível verificar ações dirigidas à pequena infância.
Ao identificar a carência de programas artísticos originais destinados ao público de bebês, a Muovere Cia adotou a tarefa de mediar esse encontro, resultando no Tóin, uma proposta inovadora e inédita no Rio Grande do Sul.

Entre os principais Prêmios recebidos, constam:
PRÊMIO FUNARTE KLAUSS VIANNA/ 2014
PRÊMIO FUNARTE ARTES DE RUA/ 2012
PROCULTURA/ MINC 2011
PRÊMIO FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA/ MINC (2006 e 2011)
PRÊMIO INCENTIVO A PRODUÇÃO CULTURAL/ IEACEN (02 edições)
PRÊMIO INTERAÇÕES ESTÉTICAS: RESIDÊNCIA ARTÍSTICA EM PONTOS DE CULTURA/MINC (2008, 2009, 2010)
FUMPROARTE/ SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE/ SMC (2010, 2011)
PRÊMIO AÇORIANOS DE DANÇA/ SMC (1983, 1986, 1989, 2001, 2004 e 2005)
CIRCULAÇÃO FUNARTE/ MINC (2005)
EM CENA BRASIL/ MINC (2001, 2003)

Assessoria de Comunicação: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor
www.brunapaulin.com

Release Media kit