Theatro São Pedro - Porto Alegre

Theatro São Pedro recebe cerca de 300 visitantes para visita guiada no Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Em comemoração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, o Theatro São Pedro abriu suas portas no sábado, 17, e no domingo, 18, para realizar visitas guiadas ao público. No total, foram seis visitas guiadas, três no sábado e três no domingo. Cerca de 300 pessoas conheceram um pouco mais da história do segundo teatro mais antigo do Estado do RS, entre moradores da capital, visitantes do interior, de outros estados, e até turistas americanos e colombianos. O Presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, foi o guia das duas primeiras visitas e pode compartilhar com os visitantes diversas histórias, desde a importância da praça, da qual foi construído, as diversas atrações artísticas, curiosidades sobre o lustre da sala de espetáculos, assim como sua reinauguração em 1984, após 11 anos interditado. Entre as autoridades, estiveram presentes o Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, e a Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araujo.

Governador, Eduardo Leite, na visita guiada de sábado (17).

Governador, Eduardo Leite, na visita guiada de sábado (17).

A visita iniciou com apresentação sobre o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e foi dividida em seis partes: fachada, hall de entrada, foyer nobre, escadas laterais, plateia e palco. Ainda, foram contadas curiosidades sobre o lustre de cristal, a pintura do forro e detalhes da construção. Os visitantes também conheceram a praça do Multipalco Eva Sopher e foram informados sobre todos os serviços oferecidos.

Antonio Hohlfeldt, explicando sobre as obras do Multipalco Eva Sopher

Antonio Hohlfeldt, explicando sobre as obras do Multipalco Eva Sopher.

Para falar da história do Theatro São Pedro é impossível não mencionar o nome de Eva Sopher, que foi lembrada com muito carinho e respeito, após suas mais de quatro décadas de dedicação e exemplo de excelência na gestão cultural no Rio Grande do Sul.

Para falar da história do Theatro São Pedro é impossível não mencionar o nome de Eva Sopher, que foi lembrada com muito carinho e respeito, após suas mais de quatro décadas de dedicação e exemplo de excelência na gestão cultural no Rio Grande do Sul.  Representação da “Dona Eva” na Galeria Eva Sopher, no Memorial Theatro São Pedro

Representação da “Dona Eva” na Galeria Eva Sopher, no Memorial Theatro São Pedro.

Ao final de cada visita, que se encerrava no Memorial Theatro São Pedro, no sobsolo da edificação, ocorreu degustação da cerveja Peregrina, que será lançada em breve, e terá em seus rótulos imagens ilustrativas de vários prédios históricos de Porto Alegre, incluindo o Theatro São Pedro.

Degustação da cerveja Peregrina, que, em breve, terá o Theatro São Pedro em um dos rótulos.

Degustação da cerveja Peregrina, que, em breve, terá o Theatro São Pedro em um dos rótulos.

A servidora pública aposentada, Flávia Suzana Martini, se deslocou de Portão/RS especialmente para comparecer na visita guiada do Theatro São Pedro. “A visita superou a minha expectativa. É um banho de cultura e é sempre bom saber mais sobre a história dos prédios históricos da nossa cidade”, destaca.

Flávia Suzana Martini veio de Portão especificamente para participar da visita guiada do Theatro São Pedro

Flávia Suzana Martini veio de Portão especificamente para participar da visita guiada do Theatro São Pedro.

A partir do sucesso desta primeira experiência, a administração do teatro está estudando a possibilidade de fazer com que as visitas guiadas se tornem um projeto permanente, e em breve serão divulgadas novas datas e horários, sempre com entrada franca.

Visitantes no Memorial  Theatro São Pedro

Visitantes no Memorial Theatro São Pedro