Theatro São Pedro - Porto Alegre

Theatro São Pedro oferece visita guiada no Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Dias 17 e 18 o Theatro São Pedro se junta a outros prédios históricos para celebrar o Dia do Patrimônio, com visita guiada e jornada de poemas, com entrada franca.

Assim como outros importantes prédios históricos, o Theatro São Pedro oferecerá visita guiada nos dias 17 e 18 de agosto, em comemoração ao Dia do Patrimônio. A iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado tem como objetivo divulgar e promover o Patrimônio Cultural do Estado aproximando e integrando a comunidade, visando o entendimento de patrimônio enquanto manifestação que une passado, presente e futuro, como forma de valorização da identidade cultural. As visitas serão gratuitas (mediante inscriçãonos seguintes horários: dia 17 (sábado – 13h30, 15h e 16h30) e no dia 18 (domingo (10h, 11h30 e 14h). Para o dia 17 está prevista também a Jornada de Poemas Roteiro em fragmentos Poéticos (confira roteiro abaixo).

O teatro mais antigo de Porto Alegre, com projeto arquitetônico de estilo neoclássico do arquiteto Filipe de Normann, foi inaugurado em 27 de junho de 1858, sob a presidência de Ângelo Moniz da Silveira Ferraz, o Barão de Uruguaiana. Na ocasião, representou-se o drama “Recordações da Mocidade”. O Theatro São Pedro testemunhou importantes fatos históricos e está localizado na praça dos poderes da capital gaúcha. Para essa visita guiada o público poder conferir os detalhes arquitetônicos e históricos deste prédio inscrito como patrimônio histórico cultural estadual (IPHAE) e nacional (IPHAN), e que completou este ano 161 anos.

VISITA GUIADA – Theatro São Pedro
Dia 17 – sábado: 13h30, 15h e 16h30
Dia 18 – domingo: 10h, 11h30 e 14h

INSCRIÇÕES: https://bit.ly/2YlB6Bf


 

Jornada de Poemas – Roteiro em fragmentos Poéticos

Na programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural uma ação unirá Instituto Estadual de Artes Cênicas, Theatro São Pedro, Casa de Cultura Mario Quinta e Teatro de Arena: a Jornada de poemas chamada “Roteiro em Fragmentos Poéticos”, dentro de nossos patrimônios históricos. Trata se de um cortejo cênico, que inicia dia 17 de agosto de 2019, às 10h30, nos seguintes locais:

Sob a direção de Camilo de Lélis, um Cortejo Cênico iniciará às 10h30min no palácio Piratini, falando “Das Casas e de Nós”:

  • às 10h45min, o cortejo chega ao Museu Júlio de Castilhos para falar das “Janelas” e dos “Quartos” de nossas casas;
  • às 11h estará na Biblioteca Pública do Estado para falar dos “Trincos”;
  • às 11h15min, concentra-se no Theatro são Pedro, para falar dos “Telhados” e dos “Corredores”;
  • às 11h30min, chega ao Memorial do Rio Grande do Sul onde falará dos “Porões”;
  • às 11h40min alcança o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, falando das “Fachadas” e dos “Varais”;
  • às 11h55min, chega ao Museu Hipólito da Costa falando dos “Banheiros ”;
  • às 12h15min, encerra o percurso na Cultura Mario Quintana, falando das “Cozinhas” e das “Salas de Jantar”.