Theatro São Pedro - Porto Alegre

Theatro São Pedro fez a entrega de quatro troféus no Prêmio Eva Sopher em cerimônia para convidados

Dia 14 de dezembro (último sábado), ocorreu a 2ª edição do Prêmio Eva Sopher, homenagem à empreendedora cultural que por mais de 40 anos foi diretora do teatro mais antigo de Porto Alegre. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Theatro São Pedro, que promoveram a premiação, no Memorial do teatro. O objetivo é valorizar personalidades públicas e instituições que colaboraram significativamente para a promoção da cultura em suas diferentes expressões em 2019.

Os agraciados com o Prêmio Eva Sopher foram o violinista, compositor e humorista Hique Gomez (categoria personalidade); a empresa Person Piano (categoria instituição); o festival Porto Verão Alegre (categoria instituição); e o colaborador mais antigo do Theatro São Pedro, em atividade desde 1982, Heitor Garcia (categoria destaque).

A Fundação Theatro São Pedro segue firme com a missão e os valores de Eva Sopher. A equipe, após anos de aprendizagem ao lado desta grande empreendedora da área cultural, permanece com o espírito inovador, com o cuidado em valorizar nossa história, por meio do Theatro São Pedro, e pensar no futuro, em novas plateias e nas novas formas de consumo cultural, unindo esses conceitos ao Multipalco, formando um grande complexo cultural no centro de Porto Alegre.

Sobre os vencedores:

Hique Gomez: iniciou na música aos 11 anos de idade, quando teve as primeiras aulas de violão. Aos 15, tornou-se profissional, apresentando-se em clubes e casas noturnas de Porto Alegre e interior do estado. Em 1984, juntou-se ao músico Nico Nicolaiewsky e, juntos, criaram a peça musical Tangos & Tragédias, que atraiu grande público durante toda a sua existência. Em 1994, lança o espetáculo “teatro do disco solar”, premiado no ano seguinte, criando alguns personagens com os quais trabalha até os dias de hoje. Com espetáculos, filmes e diversos prêmios em seu currículo, no carnaval de 1998 recebeu, juntamente com nico, homenagem da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina, com o samba enredo “a visita de Dona Leopoldina ao maravilhoso Reino da Sbornia”. Em 2014, após a morte de seu parceiro, decidiu continuar com a saga desse divertido espetáculo, com a peça “Sbornia Kontr’ataka”, ao lado de Simone Rasslan.

Person Piano: Quem circula por casas de shows e teatros da capital e do interior já deve ter visto o nome Person gravado em algum piano. É a marca de Person Losekann Fontes, que há mais de 30 anos fomenta o uso do instrumento, prestando seus serviços de afinador e vendedor, mas também colaborando em projetos para aumentar o interesse popular pelo piano. Parceiro há muitos anos do Theatro São Pedro e do Multipalco Eva Sopher, a empresa vem ajudando na qualidade e na manutenção dos pianos do nosso complexo cultural.

Porto Verão Alegre: criado em 1999 e realizado pela Mezanino Produções, se tornou um dos maiores e mais representativos festivais multiculturais do país. Realizado anualmente em Porto Alegre e região durante os meses de janeiro e fevereiro, em 2020 completará 21 anos e conta com os mais variados tipos de eventos culturais e de entretenimento. Além disso, em 2019, o Porto Verão Alegre foi agraciado com o prêmio Líderes e Vencedores da Federasul, na categoria expressão cultural, o que só reforça todo o empenho em elevar a cultura do Rio Grande do Sul a outro patamar.

Heitor Carlos Sá Britto Garcia: nasceu em 9 de julho de 1956, em Porto Alegre. É formado em educação artística, com habilitação em artes plasticas. Em 1976, atuou como assistente na conferência de faturas no departamento de operações da Cedro, com o arquivo de documentos e fiscalização de obras; foi quando iniciou seu vínculo com o Theatro São Pedro, na época interditado para as obras de reconstrução. Em 1983, é cedido, de fato, para a Fundação Theatro São Pedro, onde começa a trabalhar como gerente técnico, na conferência, arquivamento e controle de notas, faturas, materiais e serviços, além do controle do almoxarifado.

Além do Theatro São Pedro, Heitor é um participante ativo do carnaval porto alegrense, lançando em 2000 o livro “Fragmentos históricos do carnaval de Porto Alegre”.