Theatro São Pedro - Porto Alegre

Theatro São Pedro em mês de aniversário

Inaugurado em 27 de junho de 1858, o Theatro São Pedro completa 158 anos em 2016 e, em comemoração, preparamos uma programação especial para o mês de junho, com espetáculos gaúchos em sua maioria. Outra aniversariante do mês (dia 18) é a presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, que nos orgulha e inspira com sua energia e disposição para o trabalho aos 93 anos.

No fim de semana em que o Theatro São Pedro completa mais um ano de história, apresentamos o premiado espetáculo Galileu Galilei, com Denise Fraga, em três sessões: dias 24 (sexta, 21h), 25 (sábado, 20h) e 26 (domingo, 18h). Na trama, de autoria do alemão Bertolt Brecht, o cientista Galileu (interpretado por Denise) passa a defender e a propagar a ideia de que o Sol é o centro do Universo, enfrentando o posicionamento contrário da Igreja. Na Itália do século XVII, o apaixonado estudioso torna-se uma ameaça a quem não aceita os fatos e, logo, cai nas garras da Santa Inquisição. Perseguido, processado duas vezes e ameaçado de tortura, é obrigado a negar suas ideias publicamente.

“Assisti ao espetáculo no último Porto Alegre em Cena e fiquei tocado pela qualidade da montagem, do elenco e do belo trabalho de direção de Cibele Forjaz. Destaco em especial Denise Fraga que, sem cair no arquétipo masculino, compõe um Galileu vigoroso que endossa com sua interpretação o Verfremdungseffekt — efeito do distanciamento — proposta cênica de um dos maiores autores da dramaturgia universal. Em sua curta passagem por Porto Alegre, no ano passado, os ingressos esgotaram rapidamente, então, ‘atendendo a inúmeros pedidos’ resolvemos convidá-lo para comemorar conosco mais um aniversário do nosso querido Theatro São Pedro”, afirma o diretor artístico do TSP, Dilmar Messias.

A programação também conta com a estreia da nova temporada de Homens de Perto, com o espetáculo Desgovernados; o pianista gaúcho revelação André Golbert; o projeto MultiMúsica, com o recital Musica Brasiliensis Est; e a banda Dingo Bells com o lançamento do vinil Maravilhas da Vida Moderna.