Theatro São Pedro - Porto Alegre

Theatro São Pedro é palco do Concerto da Amizade Brasil – Uruguai

Já estão disponíveis na bilheteria do Theatro São Pedro os ingressos gratuitos para o Concerto da Amizade Brasil – Uruguai que vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 26 de outubro, às 20h30, no Theatro São Pedro. A apresentação comemora a parceria da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul com a Fundação Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis do Uruguai.

Um grupo de 50 alunos uruguaios das cidades de Florida, Minas e Montevideo se juntarão aos mais de 90 aprendizes da Orquestra Jovem do RS para uma apresentação com forte característica latina. Segundo Telmo Jaconi, maestro da Orquestra Jovem, os ritmos executados serão os típicos gaúchos e uruguaios, passando também por tango e samba. Jaconi dividirá a regência do grupo de jovens com os maestros uruguaios Ariel Britos e Mathias Ribeiro. No programa, clássicos como Bachianas Brasileiras, Candombe para Gardel, Aquarela do Brasil e Congas del Fuego.

O intercâmbio entre os dois países vem acontecendo há algum tempo. A Orquestra Jovem do RS já fez uma série de concertos pelo Uruguai e diversas orquestras que fazem parte da Fundação Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis do país vizinho já estiveram se apresentando em Porto Alegre e no Estado. “É uma alegria muito grande para nós proporcionar essa ação de intercâmbio musical e cultural, além de ser uma forma de alavancar oportunidades no exterior para eles”, afirma Jaconi.

Sobre a Orquestra Jovem do RS:
Criada em 2009, a Orquestra Jovem do RS proporciona formação musical, vivência cultural, inclusão social e renda a adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas municipais e estaduais da Grande Porto Alegre. Hoje conta com cerca de 90 alunos. Desde seu surgimento, tem direção artístico-musical a cargo do violinista e maestro Telmo Jaconi, que foi spalla da Ospa por mais de quatro décadas e hoje se dedica integralmente ao projeto, desenvolvendo com os alunos um trabalho pioneiro entre orquestras formadas por jovens de alta qualidade artística. A OJRS já realizou dezenas de concertos e apresentações, nos mais variados ambientes e municípios, proporcionando grande visibilidade ao projeto.

O QUÊ: Concerto da Amizade Brasil – Uruguai, com a participação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e Orquestra formada por alunos provenientes da Fundação Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis do Uruguai.
QUANDO: quarta-feira, 26 de outubro, às 20h30.
ONDE: Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n, em Porto Alegre.
QUANTO: Entrada franca – os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do teatro.