Theatro São Pedro - Porto Alegre

Theatro São Pedro e O Bairrista seguem com programação virtual, desta vez com a peça Tocar Paraíso

Espetáculo premiado é um dos escolhidos para fazer parte da programação do YouTube e do Facebook, em tempos de isolamento social.

Dia 17 de julho (sexta-feira), a partir das 20h, o Theatro São Pedro apresenta mais uma edição da série de espetáculos virtuais em comemoração ao aniversário de 162 anos. Previsto para ocorrer todas as sextas-feiras de julho, o projeto terá, a cada semana, uma atração de estilos variados. Desta vez, o gênero teatro é o escolhido, com a montagem de Tocar Paraíso, espetáculo musical e crítico, escrito pelo dramaturgo austríaco Thomas Köck e com direção de João de Ricardo. A peça reflete sobre as consequências do projeto capitalista global. A Cia. Espaço em Branco amplia os sentidos do texto com canções irônicas executadas pelo próprio elenco, composto por Anildo Böes, Eduardo d’Avila, Evelyn Ligocki, Fernanda Carvalho Leite, Iandra Cattani e João de Ricardo. O espetáculo foi financiado pelo projeto TRANSIT realizado pelo Goethe Institut – POA e Sesc -RS e teve sua estreia no 14 Festival Palco Giratório. Recebeu 11 indicações no Prêmio Açorianos 2019, tendo recebido os prêmios de Melhor Espetáculo Adulto; Melhor Diretor: João de Ricardo e Melhor Atriz: Evelyn Ligocki.

O projeto, que tem a produção de O Bairrista, poderá ser visto nos canais do Youtube de ambas as instituições (youtube.com/c/theatrosaopedrors; youtube.com/o_bairristars), além das páginas do facebook (facebook.com/teatrosaopedro; facebook.com/OBairristaRS).

O projeto conta com a produção e captação de imagens de O Bairrista, coprodução do Sarau do Solar, da Assembleia Legislativa do RS, e patrocínio das seguintes empresas: Lojas Pompéia, Banrisul, Termolar, Baldo S/A, EGR e Câmara Municipal de Porto Alegre.

SINOPSE DE TOCAR PARAÍSO
Os problemas da exploração do trabalho, da degradação da natureza e do consumo sem responsabilidade aparecem em metáforas bem humoradas e brutais, convidando o espectador a refletir sobre seu papel nesse jogo de poderes. Tocar Paraíso conta três histórias entrelaçadas por linhas de trem. O filho está diante do pai à beira da morte em uma UTI, após sofrer queimaduras. Um conjunto de músicos eruditos está trancado em um trem desgovernado. Um casal de operárias chinesas foge de trem para a Itália em busca do Paraíso. Em que ponto do caminho irão se chocar estes personagens?

Ficha Técnica de “Tocar Paraíso”
Direção: João de Ricardo – JdR
Texto: Thomas Köck (com tradução de Christine Höhrig)
Elenco: Anildo Böes, Eduardo d’Avila, Evelyn Ligocki, Fernanda Carvalho Leite, Iandra Cattani e JdR
Luz: JdR e Lucca Simmas
Operação de Luz: Carlos Azevedo
Música: Daniel Roitman e Rodrigo Fernandez e Cia . Espaço em Branco
Figurinos e produção: Cia. Espaço em Branco
Vídeos e fotos: Bruno Gularte Barreto
Edição de vídeo para o streaming: Shico Menegat
Edição de som para o streaming: Daniel Roitman
Duração: 100 minutos
Classificação: 14 anos

 

FOTOS: shorturl.at/kvxNP

Crédito: Bruno Gularte Barreto

 

A Cia Espaço em Branco foi fundada em 2004 em Porto Alegre e nesses mais de 15 anos de trabalho continuado vem trazendo inúmeros espetáculos marcantes entre eles Extinção (Açorianos de melhor atriz Coadjuvante), Andy/Edie, Teresa e o Aquário, Homem que não Vive da Glória do Passado, Alice, A Fome (Açorianos de melhor dramaturgia e Brasken de melhor atriz), Prata – Paraíso (vencedor do Açorianos 2017 melhor espetáculo e melhor ator) entre outros. Conheça mais nossos trabalhos através do instagram @ciaespacoembranco e da página www.ciaespacoembranco.wordpress.com