Theatro São Pedro - Porto Alegre

Theatro São Pedro apresenta os contemplados com o Troféu Eva Sopher no dia 22 de dezembro

A cerimônia da quarta edição do Troféu Eva Sopher ocorrerá no Memorial do Theatro São Pedro em homenagem a importantes nomes que fizeram a diferença na área cultural.

A Fundação Teatro São Pedro (instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura) promove a 4ª edição do Prêmio Eva Sopher, em homenagem à inesquecível Dona Eva que, além do Complexo Cultural Multipalco, deixou-nos como herança o seu profundo amor à arte e ao Theatro São Pedro. A cerimônia para convidados ocorrerá no dia 22 de dezembro (quarta-feira), às 19h, no Memorial do Theatro São Pedro, e contempla as seguintes categorias: instituição, destaque cultural, personalidade artística e reconhecimento da casa.

O Prêmio Eva Sopher destaca figuras públicas, artistas e produtores da arte, bem como instituições que fazem a diferença para a Cultura. Já foram contempladas com essa homenagem figuras como Maria Helena Lopes (diretora de teatro), Luciano Alabarse (diretor de teatro), Gilberto Schwartsmann (presidente da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul), Hique Gomez (músico e ator), entre outros. A equipe do Theatro São Pedro, após anos de aprendizagem ao lado desta grande mulher, segue firme com sua missão, com o cuidado em valorizar a história, sem deixar de pensar no futuro, na formação de novas plateias e de novas formas de consumo cultural.

SOBRE EVA SOPHER

Nascida em 1923, em Frankfurt, na Alemanha, Eva Margareth Plaut fugiu do regime nazista com sua família para o Brasil. Na época, com apenas 13 anos, teve que aprender outro idioma, outra cultura e, o mais importante, aprendeu a respeitar as diferenças, compreendendo o significado das palavras sobrevivência e liberdade. Em 1960, mudou-se para Porto Alegre, onde deu início a um marco relevante na trajetória cultural do Rio Grande do Sul. Após tornar-se conhecida pelo trabalho como produtora cultural na Pró Arte, foi convidada a assumir, em 1975, o desafio de coordenar as obras de reconstrução do Theatro São Pedro, interditado há dois anos devido ao mau estado de conservação e às precárias condições de segurança do local. Após nove anos de muito trabalho, o Theatro São Pedro foi reinaugurado em 28 de junho de 1984. Dona Eva trouxe de volta o Theatro São Pedro à comunidade e propôs a construção do complexo cultural Multipalco, ao lado da sesquicentenária casa, constituindo num dos maiores centros culturais da América Latina. Em 1982, quando foi criada a Fundação Teatro São Pedro, Dona Eva passou a responder por sua presidência. A história de Eva Sopher já foi contada na biografia “Doce Fera”, escrita pelo jornalista Antonio Hohlfeldt (hoje presidente da instituição), em filme, no documentário “Eva e o Theatro”, de Claudia Dreyer, e será sempre lembrada quando se falar sobre cultura em nosso Estado.

SERVIÇO
TROFÉU EVA SOPHER
Data: 22 de dezembro de 2021 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Memorial do Theatro São Pedro