Theatro São Pedro - Porto Alegre

Theatro São Pedro apresenta espetáculo de encerramento da temporada 2020 em show virtual da ONG Sol Maior

Respeitando o distanciamento social, a apresentação de final de ano contará com 35 jovens performando em diferentes grupos musicais.

 

A Sol Maior, instituição que propicia oficinas gratuitas de música, canto e dança para crianças e adolescentes de escolas públicas de Porto Alegre e grande região, realizará o espetáculo anual de encerramento do Theatro São Pedro de forma virtual. Devido à pandemia do novo coronavírus, o show será transmitido no canal do Youtube (www.youtube.com/c/TheatroSaoPedroRS), no dia 18 de dezembro (sexta-feira), às 18h. Em grupos, os jovens apresentarão o melhor da música instrumental, choro e dança, um compilado de peças ensaiadas ao longo de 2020.

O Centro Cultural de Formação do Multipalco abriga a Escola de Música Sol Maior desde 2012, realizando o sonho de crianças e adolescentes de se apresentarem no palco do teatro, todos os anos. A apresentação de 2020 cumprirá com os limites de distanciamento social, priorizando a saúde dos jovens, sendo assim transmitida do palco do teatro, virtualmente, para a casa dos espectadores. Este show encerra um ano de muitas transformações, mas que manteve firme a parceria entre o Theatro São Pedro e a Sol Maior. Segundo o presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt: “A presença institucional da Sol Maior no espaço físico do Multipalco e Theatro São Pedro amplia o horizonte de serviços que temos como missão, aproximando-nos claramente do sonho original idealizado por Dona Eva, construindo não só mais palcos para apresentações, mas espaços de formação artística para jovens talentos”.

 

SOBRE A ONG SOL MAIOR – INCLUSÃO SOCIAL PELA ARTE

 

Criada em 2007, a ONG Sol Maior atende anualmente 450 crianças e adolescentes, fomentando, através de oficinas e atividades musicais, valores como responsabilidade, ética, solidariedade  e comprometimento. As ações desenvolvidas pela organização são totalmente gratuitas e os jovens recebem alimentação, cartão assistencial de passagens, uniforme e material pedagógico, bem como todos os instrumentos musicais necessários para o seu aprendizado.

O projeto, que iniciou com 50 alunos há oito anos na Fundação Pão dos Pobres, hoje é sediado no Multipalco. O convite, feito por Eva Sopher, para que a Sol Maior se instalasse no Multipalco foi um marco importante para a ONG, que passou a realizar suas oficinas nas amplas e modernas instalações de um dos teatros mais prestigiados do Brasil. 

O Multipalco Theatro São Pedro é um importante complexo cultural, com mais de 18 mil m² de área construída, que surgiu para ampliar o atendimento a demandas culturais e educacionais do público de Porto Alegre. São cinco andares destinados às artes de palco e equipados para oferecer a mais completa infraestrutura a artistas, técnicos e espectadores.  O Multipalco tem como objetivo ser um espaço de formação, valorizando o vínculo com organizações como a Sol Maior.

 

A SOL MAIOR NA PANDEMIA

 

Apesar das complicações causadas pela Covid-19, a missão cultural da Sol Maior permaneceu vigente. A instituição passou a oferecer oficinas em seu canal no Youtube, além de promover encontros online com apresentações musicais, jogos e gincanas para os jovens. Neste ano, a Sol Maior também colaborou para prover o sustento básico de famílias atingidas pelo desemprego. Cerca de 28 toneladas de alimentos, kits de higiene, limpeza, calçados e cobertores já foram entregues a um total de 2700 pessoas.

  Presidida por César Franarin, a Sol Maior incentiva a frequência escolar bem como sua importância para o desenvolvimento dos jovens. A ONG tem em seu planejamento ações que possibilitam a integração entre a entidade, a escola, as famílias e a comunidade. A partir de 2014, com a expansão do número de alunos atendidos, a Sol Maior passou também a realizar suas oficinas no bairro Humaitá, na sede da Associação das Creches Beneficentes do RS. 

 

SERVIÇO:

Data: 18 de dezembro de 2020 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Canal do Youtube do Theatro São Pedro

Link Youtubewww.youtube.com/c/TheatroSaoPedroRS