Theatro São Pedro - Porto Alegre

Show “A Influência do Jazz” no Musical Évora

Jorge Gerhardt (contrabaixo) e Luiz Mauro Filho (piano) estarão no Musical Évora desta quarta-feira, dia 24 de agosto, com o show A Influência do Jazz. Com participal especial de Alceste Almeida (acordeom), a apresentação ocorre às 12h30, na Sala da Música do Multipalco, com entrada franca.
Muito dos temas musicais jazzísticos clássicos conhecidos hoje, foram originalmente compostos para filmes da época de ouro dos estúdios de Hollywood, nas décadas de 1930, 1940 e 1950. Para esta apresentação selecionamos músicas que tornaram-se famosas, sendo executadas em filmes tais como : Smile (Tempos Modernos ) , Dream a Little Dream Of Me ( Dois Velhos Mais Rabugentos ), Fly Me To The Moon ( Poder e Cobiça ) , Just Way You Look Tonight ( Ritmo Louco ) e I Love Paris ( Can Can ), dentre outras.
Estas e as demais composições do Programa deste show instrumental, são executadas até hoje pelos mais variados artistas, em arranjos e combinações vocais e instrumentais diversas, continuando sua trajetória de sucesso.

O Musical Évora ocorre na Sala da Música do Multipalco, espaço destinado a apresentações camerísticas, ensaios e oficinas. O conjunto dispõe de quatro salas menores, dois camarins, musicoteca e sala para guarda de instrumentos.
O Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e tem patrocínio da Évora Holding S.A. e proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando diferentes estilos, como erudito, MPB, choro e jazz.

Jorge Gerhardt – Contrabaixista, arranjador e compositor com vasta trajetória, Jorge Gerhardt estudou música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo participado de inúmeros festivais de Jazz no Brasil e exterior. Formou, no final dos anos 70 em Porto Alegre, o grupo instrumental “Hálito de Funcho” que foi selecionado para realizar temporada no Rio de Janeiro em projeto do INM/Funarte, dividindo o palco com nomes como Egberto Gismonti e Hermeto Paschoal. A partir de 80, residindo no eixo Rio-São Paulo, atuou em diferentes formações, tocando com artistas nacionais e internacionais.
Integra, desde 1995, o consagrado grupo musical Jazz-6, ao lado de Luis Fernando Verissimo, com o qual gravou cinco CDs : “Agora é Hora”, em 1998; “Speak Low”, em 2001; “A Bossa do Jazz”, em 2003; “Four”, em 2007 e “Nas Nuvens”, produzido em 2012, mesclando preciosidades da música brasileira, temas autorais e composições de grandes nomes do Jazz internacional.

Luiz Mauro Filho – Pianista gaúcho de grande talento, circula com desenvoltura pelo jazz, salsa, pop/rock e mpb. Estudou com o pianista, arranjador e maestro Paulo Dorfman, e cursou bacharelado em piano na UFRGS. Recebeu o prêmio de melhor instrumentista no III Festival do Choro de Porto Alegre (1993). Participou dos trabalhos de Nei Lisboa (3 discos e shows), Débora Blando, Geraldo Flach, Lucia Helena (discos e shows), Loma (disco e shows), Lourdes Rodrigues (disco e shows), Rubens Santos, Fernando do Ó, Giovani Berti, Gelson Oliveira (disco e shows), James Liberato, Júlio Herrlein (Chumbinho), Jorginho do Trumpete, Ângela Jobim, Kako Xavier, Henry Lentino, Maria Helena Andrade (disco e shows), Grupo Vocal Muito Prazer (disco e shows), Grupo Vocal Mandrialis, Edilson Ávila, Tito Madi, Mario Falcão, Ná Ozzetti, Delicatessen, Adriana Deffenti, Pedro Mariano, é músico convidado da Orquestra do Teatro São Pedro, Zé Miguel Wisnik entre muitos outros. Compõe temas instrumentais e arranjos para outros compositores. Como compositor, teve a canção “Piu-piu” como ganhadora em 3º lugar, do I Festival de Música Instrumental do RS/1996. Participou também do álbum Brasil 500 Anos que viajou para Argentina e Buenos Aires. Atualmente atua como arranjador, compositor, acompanhador entre outros.

MUSICAL ÉVORA
Rossano Duary (voz e violão) – Tributo a Vinicius, o Ministro do Amor
Músicos: Franco Salvadoretti (flauta transversal) e Jua Ferreira (bateria e percussão)
Participação especial: Cíntia Ferrer (atriz e cantora)
Data: 24 de agosto de 2016, às 12h30 – Sala da Música – Multipalco
ENTRADA FRANCA