Theatro São Pedro - Porto Alegre

Primeira edição do Festival de Teatro para Crianças ocorre de 08 a 13 de outubro no Theatro São Pedro

Programação conta com seis espetáculos e cinco atividades formativas Parte das apresentações terão acessibilidade com tradução para LIBRAS

 

O Ministério da Cidadania e Porto Alegre Airport apresentam a primeira edição do Festival de Teatro para Crianças, que ocorre de 08 a 13 de outubro no Theatro São Pedro. O evento surge com o compromisso de se tornar um festival cultural permanente da cidade de Porto Alegre, apresentando uma programação artística de qualidade voltada para os mais variados públicos infantis. Além dos espetáculos, o FESTECRI conta com atividades de formação e discussão sobre o trabalho artístico desenvolvido para as crianças, dirigido principalmente aos grupos de teatro local, ampliando oportunidades de atuação e o intercâmbio artístico.

Realizado no Theatro São Pedro,  a atividade tem foco nos estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal e estadual, que podem agendar a sua participação gratuita, através das escolas, pelo email festecri.poa@gmail.com ou pelo contato no site do festival. Os espetáculos terão receptivo para as crianças com performance de palhaçaria, além de tradução para LIBRAS nas sessões da manhã. Com curadoria de Dilmar Messias, Diretor Artístico do São Pedro, o festival contará com 12 apresentações teatrais e cinco atividades formativas.

Com sessões às 10h e 15h, de terça a sexta, e às 11h e 16h, no sábado e domingo, o público poderá conferir os espetáculos Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças, do Coletivo Órbita, Orquestra de Brinquedos, O Enigma das Caixas, da Cia Halarde de Teatro, Expedição Monstro, da Cia Indeterminada, A Extraordinária Aventura Romântica de Miranda e Léo Lorival, da Cia Stravaganza e Picadeiro Faz de Conta da Cia Rústica.

Segundo Dilmar, “A formação de plateia se constitui em uma ferramenta fundamental de cultura, educação e civilização, e por isso iniciativas como a do Festival de Teatro para Crianças possui tanta importância”, afirma.
Entre segunda e sexta-feira, ocorrem as Atividades Formativas, sempre às 16h, na sala térreo do Theatro São Pedro. Na segunda, dia 07, ocorre o debate Curadoria em projetos para Crianças, que reúne os curadores Andréia Vigo, Dilmar Messias, Chris Dias e Michele Rolim para refletir sobre o tema da curadoria em projetos culturais para crianças. Os profissionais irão compartilhar suas experiências e conversar sobre os diversos pensamentos curatoriais praticados por eles no que diz respeito à infância. Na terça, ocorre o encontro do Centro Brasileiro Teatro para Infância e Juventude, com Cleiton Echeveste, presidente do Conselho de Administração, e Viviane Juguero, coordenadora do Núcleo Regional em Porto Alegre.

O jornalista, escritor, professor e crítico teatral Antonio Hohlfeldt ministra workshop Dramaturgia infantil no Brasil, na quarta, 09 de outubro. Já a dramaturga, pesquisadora, atriz e professora Viviane Juguero é a professora do workshop Especificidades dialógicas do teatro para infância, que ocorre na quinta. As atividades formativas encerram na sexta, 11 de outubro, com o workshop A tradução e a interpretação de LIBRAS no teatro – espetáculos acessíveis com a tradutora intérprete de LIBRAS e professora universitária Celina Xavier Neta. As atividades formativas têm entrada franca e as inscrições podem ser feitas, também, através do festecri.poa@gmail.com

Os ingressos para os espetáculos teatrais custam entre R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira), à venda na bilheteria e site do teatro – www.teatrosaopedro.com.br/ingressos. O 1° Festival de Teatro para Crianças é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Porto Alegre Airport. Conta com patrocínio Banrisul, Seja Vero e apoio cultural da Panvel Farmácias. O projeto é realizado pela Primeira Fila Produções, em parceria com o Theatro São Pedro, e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. Além do apoio da TVE FM Cultura, CBTIJ, MOVE e KOMBINA.