Theatro São Pedro - Porto Alegre

Presidente e Diretor Artístico da Fundação Theatro São Pedro dão as boas-vindas aos artistas do POA em Cena

O Porto Alegre em Cena é uma amostra do que melhor se produz em teatro, dança, circo e música no mundo e no Brasil. É, além de um evento artístico, em sentido estrito, uma prestação de serviço social: quem não pode viajar ao exterior ou quem não tem como deslocar-se pelo Brasil, recebe, em nossa capital, espetáculos de referência que, sem o festival, não seriam conhecidos. Mais que isso: ao fechar mais de um quarto de século, pode-se dizer que o Porto Alegre em Cena cumpre também uma função pedagógica, porque, ao longo deste tempo, certamente educou, revelou e apurou o gosto do porto-alegrense a respeito das artes cênicas em geral. Em todos estes anos, muitas pessoas, com certeza, cresceram e amadureceram sua visão artística através do festival.

Neste momento em que a Fundação Theatro São Pedro renova a parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, e desta vez contando com o apoio cultural do Porto Alegre Airport, administrado pela Fraport Brasil, empresa que chegou ao Rio Grande do Sul para investir, expressamos uma dupla alegria: assim como um festival é uma ponte entre artistas e público, o Porto Alegre Airport é uma ponte entre os que viajam. Os organismos públicos de cultura, como o Theatro São Pedro, são entidades cujo sentido se concretiza justamente à medida em que cumprem uma função primordial: propiciar ao público espetáculos de qualidade e, consequentemente, incrementar a exigência estética deste mesmo espectador. Em momentos de uma tão ampla crise como o que atravessamos, é fundamental somarmos os pequenos recursos com a vontade de trabalhar em prol do público, possibilitar projetos que viabilizem sonhos, que reafirmem nossa crença absoluta na importância da Arte e, sobretudo, na significação do que seja a sensibilidade como um elemento caracterizador e essencial da humanidade.

Bem-vindos os artistas deste 26º Porto Alegre em Cena e obrigado pela continuidade dessa parceria. Bem-vindo o público, sem o qual, perdemos qualquer sentido. “Caminhante, não há caminho, se faz caminho ao andar”, defendeu o poeta Antonio Machado. Essa é a missão de todos aqueles que lidam com a Arte e buscam o intercâmbio cultural.

ANTONIO HOHLFELDT
Presidente

DILMAR MESSIAS
Diretor Artístico