Theatro São Pedro - Porto Alegre

“Piano a quatro mãos” é o destaque do próximo Musical Évora

O Musical Évora do dia 7 de dezembro apresenta as pianistas Ellen Irma Schmidt Rolim e Maria Elizabeth Maurer de Salles com o recital Piano a quatro mãos, às 12h30 (quarta), na Sala da Música do Multipalco Theatro São Pedro com entrada franca. No repertorio constam obras originais bem como arranjos e/ou adaptações para piano a quatro mãos de diferentes compositores e épocas, salientando-se L.van Beethoven, Georges Bizet, Pietro Mascagni, Antonin Dvorak, Osvaldo Lacerda entre outros.”

O Musical Évora ocorre na Sala da Música do Multipalco, espaço destinado a apresentações camerísticas, ensaios e oficinas. O conjunto dispõe de quatro salas menores, dois camarins, musicoteca e sala para guarda de instrumentos.

O Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e tem patrocínio da Évora Holding S.A. e proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando diferentes estilos, como erudito, MPB, choro e jazz.


 

Maria Elizabeth Maurer de Salles, bacharela em Piano pela Universidade Federal de Santa Maria, com especialização em Didática e Literatura Pianística pela Universidade Federal de Pelotas, e obteve o título de mestre em Artes – Piano, na Universidade da Florida, Estados Unidos. Sua trajetória artística inclui numerosos recitais como solista e camerista, tendo atuado como pianista acompanhadora de diversos cantores e instrumentistas de prestigio nacional em diversas cidades do Brasil. Nos Estados Unidos destacou-se como pianista assistente da classe de Ópera da Dra. Elizabeth Grahann e do grupo vocal Men’s Glee Club da Universidade da Florida, recebendo Distinção Acadêmica por sua atuação nos anos de 1986 e 1987.

Recebeu orientação de Geraldo Messiat e Sebastian Benda e participou de inúmeros cursos de atualização pianística com renomados mestres no Brasil como Arnaldo Estrella, Homero Magalhães, Zuleika Rosa Guedes,Miguel Proença, Olinda Alessandrini, e nos Estados Unidos com Willard Brask, David Kuschner, Boaz Sharon e Luiz Carlos de Moura Castro.

Ellen Irma Schmidt Rolim, bacharela em Piano pela Faculdade de Belas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharela de Canto pela Universidade Federal de Santa Maria. Curso de Educação Musical pela Pontifícia Universidade Católica. Cursos de especialização em Piano, com professor Karl Engel e Composição e Interpretação da Música Brasileira com Camargo Guarnieri, em Portugal, , em convênio com a Fundação Gulbenkian. Atualização pianística com Tasso Corrêa, Miguel Proença e Sebastian Benda. Como compositora tem a gravação do LP” REUNIÃO de AMIGOS”, e o CD “OUTONO em CANTO”, com composições de sua autoria e a participação de ex-alunos e convidados especiais.

Professora fundadora da Faculdade de Música da UFSM, onde lecionou Piano, Acompanhamento, Leitura à Primeira Vista e Transposição. No Curso de Educação Artística da UFSM, lecionou Técnica Vocal. Também organizou e coordenou,no Centro de Artes e Letras, os “ ENCONTROS COM A ARTE” semanais,durante dez anos, intercalando música, teatro e artes plásticas. E, num intercâmbio com a Igreja Metodista, durante 11 anos, criou e coordenou o programa MEDITASOM, também semanal. Integrou a Rádio da Universidade (UFSM), como produtora de programas eruditos de Música. Colaborou com a criação da Tertúlia Musica Nativista em S. Maria, criando o Grupo nativista “ ANA TERRA”, com o qual participou de diversos festivais nativistas no RS, com premiações e gravando LP’s e CD’s.


 

Serviço
Musical Évora
“Piano a quatro mãos”
Com Ellen Irma Schmidt Rolim e Maria Elizabeth Maurer de Salles
Quando: 7 de dezembro, quarta-feira, às 12h30.
Onde: Sala da Música Multipalco Theatro São Pedro.
ENTRADA FRANCA