Theatro São Pedro - Porto Alegre

Ospa Jovem realiza concerto gratuito no Theatro São Pedro

No dia 11 de julho, terça-feira, às 20h30, o grupo orquestral da Escola de Música da Ospa se apresenta com sua formação completa pela primeira vez neste ano. No programa, regido por Arthur Barbosa, compositores de diversos estilos, de Verdi a John Williams.

Sucesso de público em edições anteriores, a série de concertos da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós / Escola de Música da Ospa ganha sequência no dia 11 de julho, terça-feira. A partir das 20h30, o Theatro São Pedro recebe a sinfônica, que se apresenta pela primeira vez neste ano com sua formação completa. O maestro Arthur Barbosa conduz um programa com peças orquestrais tradicionais, além de obras contemporâneas como a “Suíte Star Wars”, de John Williams. A entrada é gratuita, mediante retirada prévia de senhas, que estão sendo distribuídas na bilheteria do Theatro São Pedro.

O programa inicia com a “Fanfare” do balé “La Peri”, do francês Paul Dukas (1865-1935). Depois, a “Sinfonietta” de Harald Genzmer (1909-2007), obra para orquestra de cordas, ganha destaque, seguida pela emblemática abertura da ópera “Nabucco” de Giuseppe Verdi (1813-1901). A trilha de “Star Wars”, de John Williams (1941-), dá sequência à apresentação, que termina com duas obras latino-americanas: a “Suíte Nordestina” de Duda do Recife (1935-) e “Conga Del Fuego Nuevo” de Arturo Márquez (1950-).

Sobre a Ospa Jovem

O grupo é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da Escola, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É na orquestra que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto.

A Ospa Jovem vem realizando uma série de concertos anualmente, cumprindo também importante papel social ao realizar apresentações gratuitas em teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições. Em 2015, venceu o “Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras”, reconhecimento nacional.

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundado em 3 de março de 1972, o Conservatório Pablo Komlós, cujo atual diretor é Diego Grendene de Souza, é referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul. A escola é gratuita e tem como público-alvo crianças e jovens de 8 a 25 anos. Trata-se da única instituição de ensino voltada para a formação de músicos de orquestra no Estado, oferecendo a estudantes a oportunidade de profissionalização na área.

Arthur Barbosa (regente)

Violinista, compositor e regente, Arthur Barbosa integra a Ospa desde 1998. Foi membro de mais de dez orquestras profissionais e spalla em algumas delas. Suas obras têm sido executadas em mais de quinze países. Já regeu orquestras como a OSBA (Bahia), Filarmônica de Granada (Espanha), OSPB (Paraíba) e Terra Symphony Orchestra (Nova Iorque). Desde fevereiro de 2012, ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2016 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz, Banrisul e Corsan. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Concerto da Ospa Jovem
Quando: 11 de julho de 2017, terça-feira, às 20h30
Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro, Porto Alegre)
ENTRADA FRANCA
Retirada de senhas: na bilheteria do Theatro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h (quando não há espetáculos noturnos, das 13h às 18h30); nos sábados, das 15h às 21h, e domingos, das 15h às 18h.

PROGRAMA
Paul Dukas: “La Peri” – Fanfare
Harald Genzmer: Sinfonietta
Giuseppe Verdi: ”Nabucco” – Abertura
John Williams: Suíte Star Wars
Duda do Recife: Suíte Nordestina
Arturo Márquez: Conga del Fuego Nuevo

Regente: Arthur Barbosa

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA OSPA
Mariana Sirena – jornalista
Maí Yandara – estagiária
Rua 24 de Outubro, 850/305
(51) 3222 7387
(51) 99822 5779

www.ospa.org.br
www.facebook.com/pagina.ospa