Theatro São Pedro - Porto Alegre

Oscar Williams & the Band of Life realiza apresentação gratuita na próxima terça-feira, 8 de maio

Na próxima terça-feira, 8 de maio, às 21h, Oscar Williams & the Band of Life realiza apresentação no palco do Theatro São Pedro. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria.

Oscar Williams & the Band of Life têm um histórico considerável na música. A banda foi formada em 2000 como um conjunto de música gospel e, desde então, passou a incorporar outros estilos e vários músicos e cantores de todos os Estados Unidos. Esse grupo inovador começou a viajar pelo país logo após o lançamento de seu primeiro CD intitulado “Unstoppable”. O CD teve boa recepção ficando inclusive na lista dos 40 álbuns de gospel mais tocados da Billboard. Logo depois, Oscar começou suas viagens internacionais com uma turnê pela Alemanha, Suíça e Itália. Até agora, Oscar e sua banda participaram de várias apresentações de grande repercussão, entre elas: a celebração de Natal pelo Papa João Paulo II no Vaticano, (Roma 2001 – 2002), como backing vocals em diversas apresentações da pop star europeia Elisa e em comemorações natalinas na República Tcheca, na Áustria e na França. Em 2010, Oscar concorreu e foi escolhido entre mais de 100 candidatos como artista do programa Rhythm Road: Music Abroad [Estrada do Ritmo: Música no Exterior]  e nomeado embaixador da música dos Estados Unidos da América.

Esse prestigiado programa, patrocinado pelo Departamento de Estado, remonta à década de 1960 e era conhecido como programa Embaixador do Jazz. Artistas como Dizzy Gillespie, Duke Ellington e Louie Armstrong foram pioneiros desse programa e iniciaram a rica tradição de músicos americanos que viajam pelo mundo todo para contatar, ensinar e treinar pessoas, contribuindo assim para que várias culturas tenham uma percepção melhor dos Estados Unidos da América. Em 2010, Oscar e sua Band of Life foram enviados a Chipre, Líbano, Polônia e Romênia como embaixadores da música gospel por seis semanas. Durante esse período, reuniram-se com o embaixador dos EUA em cada país, realizaram vários workshops educacionais, deram master classes e concertos com salas lotadas. Oscar sensibilizou e mudou o coração de incontáveis estrangeiros que enviaram ao Departamento de Estado seus testemunhos de como a música e as apresentações inspiraram suas comunidades. Em 2011, Oscar concorreu novamente e foi escolhido Embaixador da Música. Dessa vez ele e sua banda foram enviados para as Américas do Sul e Central, especificamente para Colômbia, Argentina, Chile, Equador e Guatemala. A resposta foi fantástica! Formaram-se vários relacionamentos com estudantes, instituições educacionais, organizações comunitárias e músicos locais enquanto a Band of Life mais uma vez cantava os gloriosos sons da música gospel para plateias que invariavelmente aplaudiam de pé. Essa turnê permitiu a Oscar trabalhar com diversos grupos de pessoas, inclusive alunos do ensino fundamental e estudantes selecionados de conservatórios de música. O objetivo de cada master class e workshop foi apresentar um histórico da música americana baseada no gospel e demonstrar vários estilos de canto associados com o jazz e o gospel. A banda também ensinou aos estudantes e às plateias músicas tradicionais americanas, e seus membros também se tornaram alunos da cultura local aprendendo canções folclóricas da região, participando de fóruns comunitários e jam sessions. As experiências adquiridas com essas interações dotaram Oscar e sua banda de recursos para explorar novas oportunidades de ensinar e apresentar ao mundo toda a riqueza da música americana.


SERVIÇO

Oscar Williams & the Band of Life
Dia: 8 de maio (terça-feira)
Horário: 21h
Local: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº)
Entrada Franca – Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Theatro São Pedro. Máximo dois ingressos por pessoa.