Theatro São Pedro - Porto Alegre

Orquestra Villa-Lobos comemora 25 anos

Dia 18 de abril tem o concerto especial de aniversário de 25 anos da Orquestra Villa-Lobos, às 21h. Programa de educação musical desenvolvido na EMEF Heitor Villa-Lobos, Vila Mapa, periferia de Porto Alegre, em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis. O concerto reunirá mais de 50 jovens músicos e convidados apresentando repertório que marcou a trajetória do grupo – de Villa-Lobos a Ary Barroso, passando por Beatles, Gonzaguinha, Milton Nascimento, entre outros. Entre os convidados, Simone Rasslan, Marcelo Delacroix, Dudu Sperb e Renato Borghetti.

Orquestra Villa-Lobos

Tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas e socializadoras. A iniciativa é mantida pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e, em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, garante mais de 600 atendimentos gratuitos por semana em nove locais da comunidade nas oficinas de música de canto-coral, cavaquinho, contrabaixo elétrico, expressão corporal, flauta doce, gaita ponto, musicalização infantil, percussão, piano, prática de orquestra, teatro, teoria e percepção, viola, violão, violino e violoncelo.

A Orquestra tem dois CDs, O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008); o livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012) e o DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013). Recebeu menções importantes como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; dois prêmios Líderes & Vencedores – Destaque Comunitário 2009 e Referência Educacional 2013, concedido pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS; as certificações pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, e pelo Prêmio Itaú Unicef 2011 como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade; Menção Especial do júri do Prêmio Açorianos de Música 2012; o Prêmio Educação RS 2013, categoria projeto, pelo SINPRO-RS; três indicações (DVD, espetáculo e arranjadores) do Prêmio Açorianos de Música 2013; Destaque Cultura no Prêmio Destaque Panvel Em Cena 2014; e Medalha Cidade de Porto Alegre conferida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2015.

A Orquestra Villa-Lobos já ultrapassou a marca de mil concertos no Brasil – Porto Alegre e interior do RS, Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) – e na Argentina e Uruguai para público superior a 280 mil pessoas. A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que entre outros prêmios, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha por sua atuação frente à Orquestra.