Theatro São Pedro - Porto Alegre

Orquestra Juvenil do Projeto Prelúdio se apresenta no Musical Évora desta semana

Projeto pertence ao Programa de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Na próxima quarta-feira (09), o Musical Évora recebe a Orquestra Juvenil do Projeto Prelúdio. A orquestra é um dos projetos oferecidos pelo Programa de Extensão do Projeto Prelúdio, vinculado ao Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS – Campus Porto Alegre. A apresentação ocorre na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher (Praça Mal. Deodoro, s/nº – Centro Histórico, Porto Alegre), às 12h30 e tem entrada franca.

O projeto é oferecido tanto aos alunos dos cursos de instrumento quanto à comunidade externa, servindo também como porta de entrada para outras atividades do Programa. A orquestra não tem formação instrumental fixa, se adequando constantemente ao conhecimento e prática trazida pelos alunos que chegam.

Esta é uma das estratégias para a inclusão de todos que desejam tocar na orquestra, promovendo experiências de acolhimento ao grupo, para que se desenvolvam musicalmente e como comunidade. A faixa etária dos seus componentes é de 13 a 18 anos. A atual diversidade de instrumentos (flautas doces, violino, violão, ukulelê, flautas transversas, guitarra, baixo, bateria e fagote) possibilita o aproveitamento de uma grande variedade de timbres e de suas combinações na exploração de arranjos sobre repertórios de gêneros variados.

Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro, com o patrocínio da Évora S.A. O projeto proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando diferentes estilos, como erudito, MPB, choro e jazz.