Theatro São Pedro - Porto Alegre

Orquestra de Câmara Theatro São Pedro em nova temporada

A série de concertos de 2016 da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro entra na campanha global #HeForShe (#ElesPorElas no Brasil) da Organização das Nações Unidas, a ONU. O cronograma começa no sábado, dia 12 de março, com a mesa redonda formada por Cesar Faccioli, secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos; Nadine Gasman, presidente da ONU Mulheres no Brasil; Jorge Furtado, cineasta; Edegar Pretto, deputado estadual, Fabiane Simione, presidente do conselho diretor da THEMIS – Gênero e Justiça e Gloria Crystal, secretária adjunta da Livre Orientação Sexual de Porto Alegre. Eva Sopher, presidente da Fundação Theatro São Pedro dará as boas-vindas ao público presente. A atividade terá entrada franca e acontece na Sala da Música – Multipalco, às 17h30min. A OCTSP é a primeira orquestra no Brasil que apoia a ONU Mulheres nesta campanha.

O engajamento da orquestra tem como objetivo difundir a campanha #ElesPorElas: segundo dados da ONU, uma em cada três mulheres já sofreu algum tipo de violência física ou sexual no mundo. O Brasil ocupa o sétimo lugar na lista dos países com maiores índices de feminicídios (assassinatos de mulheres): um a cada duas horas. No Rio Grande do Sul a cada 20 minutos uma mulher é agredida fisicamente.

A abertura oficial da temporada de concertos da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro em apoio a ONU acontece nos dias 12 (20h) e 13 de março (18h). Com regência do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, o repertório irá contemplar obras de Dmitri Shostakovich, Tasso Bangel e Chiquinha Gonzaga. A orquestra receberá os solistas Olinda Allessandrini (piano), Elieser Ribeiro (trompete) e maestro Tasso Bangel (acordeom) – completando 85 anos de genialidade.

Release