Theatro São Pedro - Porto Alegre

OCTSP inicia temporada comemorativa de 30 anos

Há 30 anos, a missão da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) tem sido conectar pessoas através da música. Com o início da Temporada 2015, a orquestra comemora três décadas de inclusão e renovação do repertório da música de concerto, com as séries Concertos Oficiais e Concertos Banrisul para Juventude.

É com a magnitude da obra de Johann Sebastian Bach que a OCTSP inicia, dias 09 (20h) e 10 (18h) de maio, a programação dos Concertos Oficiais, no Theatro São Pedro. No programa, Sinfonia do Oratório de Páscoa, Suíte para Flauta e Orquestra em Si menor e Magnificat. No elenco, James Strauss (flauta), solista convidado, além do Coral Porto Alegre e Andiara Mumbach (soprano), Elisa Machado (soprano), Verônica Burger (contralto), Lucas Alves (tenor) e Daniel Germano (barítono). A regência é de Antônio Carlos Borges-Cunha, diretor artístico da OCTSP.

De acordo com Borges-Cunha, para as celebrações dos 30 anos, a série Concertos Oficiais confirma e dá continuidade aos princípios que têm caracterizado a programação da orquestra: inclusão e renovação. Com a participação de renomados solistas, serão realizados oito programas, apresentados em 16 concertos, entre os meses de maio e dezembro.

Ao longo do ano, a programação da série buscará uma identidade estética por meio de diálogos entre o repertório histórico e as múltiplas tendências da música atual, trazendo obras de Bach, Mozart e Beethoven. Entre os solistas convidados estão James Strauss (flauta), Dennis Parker (violoncelo), Ney Fialkow (piano), Moisés Bonella Cunha (violino), Nelson Freire (piano) e Alexandre Dossin (piano).

Além disso, em novembro, será realizada a estreia do Concerto para Violão e Orquestra, de Vagner Cunha – que está sendo composto para Yamandu Costa. “A canção é central na cultura brasileira e está incluída nos Concertos Oficiais através do espetáculo Canção Estendida, com participação de José Miguel Wisnik, Artur Nestrovsky e Ná Ozzeti”, ressalta Borges-Cunha.

A Temporada Oficial 2015 da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro tem patrocínio da Gerdau e financiamento do Pró-Cultura LIC/RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O evento é uma promoção do Clube do Assinante ZH. A realização é da Associação Pró-Música com apoio cultural do Theatro São Pedro, Unimed Porto Alegre e Fundação Cultural Piratini.

Os ingressos da temporada oficial custam entre R$ 20,00 e R$ 80,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro São Pedro. Mais informações pelo fone (51) 3227-5100 ou www.orquestratsp.com.br.

Sobre

Antônio Carlos Borges-Cunha: compositor e regente, é orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS e diretor artístico da OCTSP. Esteve na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Uruguai para apresentações de suas composições. Recebeu duas vezes o Prêmio Funarte de Composição, em 2010 e 2014. Como regente, tem contribuído para a atualização do repertório e renovação do interesse do público pela música orquestral. Sua programação de concertos concilia o repertório histórico com as múltiplas tendências da música atual, incluindo encomendas e estreias de obras. A superação de fronteiras entre a música de concerto e a música popular tem sido outra característica de sua atuação.

Coral Porto Alegre: criado em 1996 sob orientação da professora Gisa Volkmann e do maestro Ernani Aguiar, o grupo dedica-se principalmente ao repertório coral-sinfônico, assim como, ao repertório a cappella, à música sacra acompanhada de órgão e à ópera.

Assessoria de Comunicação Theatro São Pedro
(51) 3228 7842

Release