Theatro São Pedro - Porto Alegre

O pianista Silas Barbosa fará recital no Musical Évora do dia 24 de julho

Na quarta-feira, dia 24 de julho, às 12h30, o Musical Évora recebe o pianista Silas Barbosa em recital na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher, com entrada franca.

Considerado um dos principais nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Silas Barbosa é detentor de 18 importantes premiações em concursos de piano, dentre as quais se destacam o 1o lugar no XII Concurso Nacional Arnaldo Estrella e no VII Concurso Nacional Villa-Lobos, 2o lugar no I Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone e o 3o lugar no III Concurso Internacional Grieg-Nepomuceno.

Bastante ativo como solista e camerista, tem se apresentado no Brasil e em países como Espanha, França, Itália, Sérvia, Suíça e Portugal. É convidado freqüente de várias orquestras brasileiras, com destaque para as sinfônicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Escola de Música da UFRJ. Seu vasto repertório tem um foco especial em compositores do Romantismo, Impressionismo francês e Canções Brasileiras. Dentre seus registros podemos evidenciar gravações para rádio e TV, como os programas Música e Músicos do Brasil, Partituras e o Sala de Concerto, ambos tendo recebido elogios da crítica especializada.

Participou de cursos de aperfeiçoamento em vários Festivais Internacionais, como o de Campos do Jordão, Juiz de Fora e o Workshop L’Associazione Napolinova. Nestes cursos, teve a oportunidade de estudar com Arnaldo Cohen (EUA), Diana Kacso (EUA), Michael Uhde (Alemanha), Fany Solter (Alemanha), Saule Tatubaeva (Alemanha), Pavel Nerssessian (Russia), Sergei Dorenski (Russia) e muitos outros.

Nascido na cidade mineira de Visconde do Rio Branco, Silas Barbosa iniciou seus estudos musicais no conservatório de sua cidade natal e atualmente é aluno do curso de doutorado em musicologia na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seus principais professores foram André Pires, Luiz Senise, Daniel Burlet e Myrian Daueslberg.

O Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro, com o patrocínio da Évora S.A. O projeto proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando diferentes estilos, como erudito, MPB, choro e jazz.

PROGRAMA
J. Bach – F. Busoni (1866-1924) – Toccata BWV 564
• Prelude
• Intermezzo
• Fugue
F. Chopin (1810-49) – Sonata op. 58
• Allegro Maestoso
• Scherzo – Allegro Vivace
• Largo
• Finale – Presto, non tanto