Theatro São Pedro - Porto Alegre

Musical Évora traz homenagem ao Clube da Esquina

O Musical Évora do dia 17 de maio traz o espetáculo Clube da Esquina Tributo, às 12h30, na Sala da Música do Multipalco. O projeto homenageia a música mineira do Clube da Esquina, consagrado por Lô Borges, Milton Nascimento, Beto Guedes, Toninho Horta e cia. Releituras dos clássicos, história & estórias do Clube, pelo músico gaúcho Alemão Jef e a banda Clube da Esquina Tributo. A entrada é franca.

A arte apresentada pelo Clube da Esquina foi uma das mais importantes e originais da música brasileira, tendo alcançado status mundial. O Movimento nasceu em Minas Gerais, no final dos anos 1960 e início da década de 1970, tendo como marco o lançamento do disco homônimo, de 1972, que trouxe o imediato reconhecimento do público e da crítica nacional e internacional. Um encontro singular de músicos e letristas geniais do naipe de Lô Borges, Beto Guedes, Milton Nascimento, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Márcio Borges, Toninho Horta, entre outros, ‘mineiramente’ apresentou ao mundo uma música de alta performance, sofisticação e riqueza poética, hoje reconhecida e respeitada por mestres do Jazz, Blues, World Music e Rock, pelo planeta afora.

Com sua experiência na noite gaúcha, Alemão Jef, músico que acabou se especializando na releitura do Rock Britânico dos anos 60 e 70, acalentou por anos a ideia de revisitar a grande obra do Clube, sua influência desde a adolescência. Após uma longa espera, em 2016, depois de duas viagens a Belo Horizonte, chegou o momento de mergulhar nas harmonias complexas e perfeitas da turma de Minas e criar e montar o projeto “Clube da Esquina Tributo”, com uma virtuosa banda de mesmo nome (Dionara Schneider (piano); Rainer Campos (bateria); Daniel Vlacic (contrabaixo); e Zéca Garcia (guitarra).

O Musical Évora ocorre na Sala da Música do Multipalco, espaço destinado a apresentações camerísticas, ensaios e oficinas. O conjunto dispõe de quatro salas menores, dois camarins, musicoteca e sala para guarda de instrumentos.

O Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e tem patrocínio da Évora Holding S.A. e proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando diferentes estilos, como erudito, MPB, choro e jazz.

Serviço

Musical Évora
Data: 17 de maio | Quarta-feira
Hora: 12h30
Local: Sala de Música do Multipalco Theatro São Pedro
Entrada franca