Theatro São Pedro - Porto Alegre

Musical Évora apresenta Yanto Laitano com repertório autoral

Na próxima quarta-feira, 17, o Musical Évora recebe Yanto Laitano, às 12h30, na Sala da Música do Multipalco, com entrada franca. O pianista será acompanhado por Beto Chedid (guitarra, violão e efeitos) e por Jana Castoldi (projeções). No repertório, canções de seu álbum “Yantux”, lançado em dezembro do ano passado, e outras músicas autorais, como “Meu Amor (eu te odeio)” e “Porto Alegre Blues”. Na apresentação, Yanto irá inaugurar o novo piano da Sala da Música.

Yanto Laitano é considerado um dos artistas mais inquietos do cenário gaúcho. Transita pela música erudita contemporânea e por diversos gêneros da música popular, sobretudo o rock. Tem diversos prêmios na bagagem, incluindo Histórias Curtas (RBS), Festival de Cinema de Gramado e oito prêmios Açorianos por suas produções, duas delas publicadas no CD da revista “Guitar Review”, de Nova York. Fez trilhas para filmes, documentários, desenho animados, teatro, dança e circo. Foi diretor musical do espetáculo Nativitaten, em duas edições do Natal Luz. É criador e diretor do espetáculo “Orquestra de Brinquedos”, sucesso de crítica e de público. Desde 2007, vem pesquisando e trabalhando com a música de diferentes povos indígenas do país, compondo trilhas sonoras para documentários, filmes e exposições de arte ligadas à causa indígena e ambiental, além de realizar performances musicais em conjunto com lideranças indígenas como na 8ª Bienal do Mercosul e na Rio + 20. Bacharel em música e mestre em composição pela UFRGS e professor no curso de Produção Fonográfica da Unisinos.

O Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e tem patrocínio da Évora Holding S.A. e proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando diferentes estilos, como erudito, MPB, choro e jazz.