Theatro São Pedro - Porto Alegre

Musical Évora apresenta show em homenagem a Plauto Cruz

Na próxima quarta-feira, 29 de novembro, o Musical Évora recebe o show Homenagem para Plauto Cruz, em memória ao aniversário do famoso flautista. O espetáculo ocorre às 12h30, na Sala da Música do Multipalco, com entrada franca. Paulinho Parada (violão), ao lado de Stefania Johnson Colombo (flauta), Cebolinha (cavaco), Maicon Ouriques (pandeiro) e Clarissa Ferreira (violino) tocam composições do instrumentista, que faleceu um julho deste ano, deixando uma vasta obra registrada em seis LPs e dois CDs como solista e mais de 40 discos como acompanhador.

O show é o resultado da pesquisa etnomusicológica desenvolvida por Paulinho Parada e Reginaldo Gil Braga, em colaboração com os filhos de Plauto desde 2014. Nesta pesquisa, através das partituras manuscritas, reconstituiu-se a trajetória do flautista e descobriu-se composições inéditas, além de obras que ele já havia gravado. Também se trata do afeto oriundo da amizade entre Plauto e Parada, que eram amigos desde 2007, quando gravaram um disco em parceria.

O Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e tem patrocínio da Évora Holding S.A. e proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando diferentes estilos, como erudito, MPB, choro e jazz.

Sobre os músicos:

Paulinho Parada: músico, professor e pesquisador, é mestrando na área de etnomusicologia pela UFRGS. Realiza pesquisa sobre Plauto desde 2014 e já gravou dois discos com composições autorais.

Cebolinha: É um dos fundadores do Clube do Choro de Porto Alegre. Tocou por mais de cinquenta anos com Plauto Cruz e, além disso, acompanhou Lupicínio Rodrigues.

Stefania Johnson Colombo: flautista, professora de música e graduanda em música pela UFRGS.

Clarissa Ferreira: etnomusicóloga e musicista, doutoranda em música pela UNIRIO. Atualmente, é professora substituta no Instituto de Artes da UFRGS, com ênfase em música popular.

Maicon Ouriques: pandeirista, que integra diversos grupos de samba, choro e MPB em Porto Alegre, participando também da Oficina de Choro e Samba do Santander Cultural.

SERVIÇO

Musical Évora
Homenagem para Plauto Cruz
Data: 29 de novembro
Horário: 12h30
Local: Sala da Música do Multipalco Theatro São Pedro.
Entrada franca.

Utilize o estacionamento do Multipalco Theatro São Pedro.
A entrada é pela rua Riachuelo, 1089. Os valores são: R$ 12 para Associados da AATSP (Associação Amigos do Theatro São Pedro) e R$ 15 para não-associados