Theatro São Pedro - Porto Alegre

Musical Évora apresenta Recital Bess e Benitz dia 8 de dezembro

O Musical Évora do dia 08 de dezembro apresenta recital Soprano e Piano, com Paola Bess (soprano) e Daniel Benitz (piano). A apresentação ocorre na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher em apresentação única, às 12h30. No repertório serão executadas obras de Debussy, Lizst, Schumann, Villa-Lobos e Verdi. O evento respeita todos os protocolos de higiene e distanciamento, o limite de público estará restrito a 80 lugares. O Musical Évora tem o patrocínio da Évora Holding Company, realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e produção da Fundação Theatro São Pedro – instituição vinculada à Sedac.

COMPROVANTE DE VACINAÇÃO
Ao entrar no teatro é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação oficial, que pode ser obtido no aplicativo ConecteSUS ou por outro meio comprobatório, como caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde ou outro órgão governamental. Cronograma para exigência do esquema vacinal completo:
● 40 anos ou mais: esquema vacinal completo a partir de 1º de outubro.
● 30 a 39 anos: primeira dose ou dose única de 1º a 31 de outubro e esquema vacinal completo a partir de 1º de novembro.
● 18 a 29 anos: primeira dose ou dose única de 1º outubro a 30 novembro e esquema vacinal completo a partir de 1º de dezembro.

Sobre Daniel Benitz
Pianista

O pianista Daniel Benitz, natural de Porto Alegre, recebeu em maio de 2015, o título de Mestre em Música pela Universidade do Colorado em Boulder. Lá, estudou e trabalhou com ênfase na colaboração vocal e instrumental. Durante o período entre 2016 e 2019, Benitz trabalhou como pianista do Coral Unisinos Anchieta e da Orquestra Unisinos Anchieta, em São Leopoldo, RS.

Em 2017, Daniel e o cantor Juliano Barreto produziram e interpretaram o espetáculo musical “Ritual Tempo Negro”, que estreou no Teatro Renascença, em Porto Alegre.  Benitz atuou também como correpetidor vocal nas edições de 2017 e 2018 do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas-RS e da edição de 2018 do Festival de Inverno da UFSM, em Vale Vêneto-RS.

Sobre Paola Bess
Soprano

A soprano brasileira Paola Bess, desde cedo já demonstrava seu talento musical, fazendo parte do coral de sua igreja e realizando seu primeiro solo aos 3 anos de idade. Nascida no sul do país, de origem ítalo-germânica sempre esteve rodeada pelas mais belas músicas, influenciada por sua mãe que também fora cantora na juventude.

Aos 17 anos iniciou seus estudos musicais no Conservatório Pablo Komlós em Porto Alegre sob orientação do Tenor Decápolis de Andrade. Estreou como soprano solista com a OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, aos 20 anos em concerto lírico de Rigoletto e La Traviata sob regência de Túlio Belardi e, no ano seguinte, participando de uma montagem de Madama Butterfly com a mesma orquestra, no papel de Kate Pinkerton, sob a regência de Ion Bressan, sob a direção de Paulo Esper e preparação operística do maestro Manfredo Schmiedt. Desde então vem se apresentando frente às grandes orquestras de sua região.

Os papéis chave de seu repertório são Hanna em Merry Widow, Micaela e Carmen em Carmen, Mimi e Musetta em La Bohéme, Liu em Turandot, Lauretta em Gianni Schicchi, Doretta em La Rondine, Condessa em As Bodas de Fígaro, Donna Elvira em Don Giovanni, Fiordiligi em Cosi fan tutti, Nedda em I Pagliacci, Desdemona em Otello e, sobretudo, Violetta em La Traviata onde coloca sua voz e beleza a disposição da grande personagem verdiana.

Aperfeiçoou-se com grandes nomes do cenário erudito mundial tais como Carlo Colombara, Raffaella Ambrosino, Miguel Patron Marchand, Luis Sigal, José Oliveira Lopes, Decápolis de Andrade, Gisa Volkmann, Carlos Rodrigues, Carla Maffioletti, Alessandro Sangiorgi, Flávio Leite, Massimiliano Carraro , dentre outros.

Do repertório sinfônico-coral constam em seu currículo obras como Nona Sinfonia de Beethoven, Réquiem de Mozart, Missa de Santa Cecília de Gounod, Réquiem de Brahms, Magnificat de Bach, Gloria de Vivaldi, Lobgesang de Mendelssohn e Le Roi David de Honegger.
Atualmente vem se apresentando em concertos por toda sua região com a Orquestra Unisinos-Anchieta, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Ulbra, Orquestra da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre- OSPA entre outras.

Sobre O Musical Évora

O projeto consolidou-se como palco de inúmeros artistas locais, nacionais e internacionais e promete oferecer ao público a mesma qualidade, com excelentes apresentações de diferentes instrumentos e estilos da música erudita. Há mais de 20 anos, o projeto iniciou com o nome de “Música ao meio-dia”, logo após tornou-se “Musical Petropar” e, mais recentemente, “Musical Évora”. Após mais de um ano sem apresentações, por conta da pandemia da Covid-19, os músicos terão mais uma oportunidade de apresentar o seu trabalho ao público, com apresentações gratuitas, todas as quartas-feiras úteis, sempre às 12h30, com duração de aproximadamente 45 minutos.
_________________________________________________________
Programa

Suíte Memórias (2021)
D. Benitz (1984)
I. Caminhar
II. Vidas (dedicada a Nancy Abade)
III. Vou Sonhar (dedicada a Rui Gonçalves)

Frauenlieben und Leben, Op. 42 R. Schumann (1810-1856)
I. Seit ich ihn gesehen
II. Er, der Herrlischte von Allein
III. Ich kann’s nicht fassen, nicht glauben
IV. Du Ring an meinem Finger
V. Helft mir, ihr Schwestern
VI. Süsser Freund, du blickest mich verwundert an
VII. An meinem Herzen, an meiner Brust
VIII. Nun has du mir den ersten Schmerz

Prelúdios Livro II C. Debussy (1862-1918)
V. Bruyères

Prelúdios Livro I C. Debussy
XII. Minstrels

Bachianas Brasileiras No. 4 H. Villa-Lobos (1887-1959)
II. Coral (Canto do Sertão)

Guia Prático H. Villa-Lobos
II. A Maré Encheu
________________________________________
SERVIÇO
Musical Évora
Quem: Soprano e Piano com Paola Bess (soprano) e Daniel Benitz (piano)
Data e horário: 08 de dezembro (quarta-feira) 12:30 horas
Local: Sala da Música do Multipalco Eva Sopher
Capacidade de Público: 80 pessoas
Distribuição de senhas a partir das 12 h
____________________________
ASSESSORIA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO TEATRO SÃO PEDRO:
Camila Oliveira Strasburg
Assessoria de Comunicação
associados@aatsp.org.br
51 99550.1024