Multipalco

O Projeto

Ao longo das últimas décadas, o Theatro São Pedro amplia-se em um importante complexo cultural – o Multipalco Theatro São Pedro. Juntos, Multipalco e Theatro São Pedro formam um dos maiores complexos culturais da América Latina, ocupando um espaço de mais de 25 mil m² no coração da capital gaúcha.

O projeto conta com mais de 18 mil m² de área construída, permitindo ampliar o atendimento de demandas culturais e educacionais. Serão cinco andares destinados às artes de palco, equipados para oferecer a mais completa infraestrutura a artistas, técnicos e espectadores.

A seguir, confira as salas e teatros que formam o Multipalco, alguns dos quais já estão sendo utilizados para a realização de oficinas, workshops e aulas de música que promovem a inclusão sociocultural de jovens da região metropolitana de Porto Alegre.

 

Praça Multipalco

Num total de 2.900 m², a Praça Multipalco, inaugurada em 2009, compõe o sétimo pavimento do complexo cultural e proporciona a ligação entre a Praça da Matriz, o Arquivo Público e a Assembleia Legislativa, além do próprio Theatro São Pedro, configurando um grande espaço de lazer e cultura para toda a população. Neste ambiente estão localizados o Du’Attos Restaurante Multipalco e a Concha Acústica.

Concha Acústica

Espaço para espetáculos ao ar livre, inaugurado em 2009, com capacidade para aproximadamente 700 espectadores, construída e idealizada em respeito à memória da antiga Concha Acústica Araújo Vianna – localizada ao lado, onde hoje encontra-se o prédio da Assembleia Legislativa.

Restaurante

O Du’Attos Restaurante Multipalco oferece, de segunda a sábado, das 11h30min às 15h, buffet executivo com desconto de 10% para associados da Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP).

Eco Telhado

Presente no restaurante e nas áreas de recepção do Multipalco, o telhado verde tem como objetivo amenizar o impacto visual gerado pelo concreto e criar maior conforto térmico e urbano. O custo de sua manutenção é praticamente zero, com eventual necessidade de rega em períodos de seca no verão.

Área Administrativa

Espaço que abriga os funcionários da Fundação Theatro São Pedro, Associação Amigos do Theatro São Pedro e Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, distribuídos em nove ilhas de trabalho.

Sala de Atendimento aos Associados da AATSP

A Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), instituição sem fins lucrativos, é a realizadora do projeto do Multipalco e oferece diversos benefícios aos associados.

Salas de Reunião

Duas salas de vidro, com vista para uma das futuras salas de ensaio, são usadas para pequenas reuniões. Outras duas salas maiores e fechadas destinam-se a reuniões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, além do trabalho de equipes técnicas.

Sala da Música

Sala destinada a apresentações camerísticas, ensaios, simpósios e conferências. O conjunto dispõe de quatro salas, dois camarins, musicoteca e sala para guarda de instrumentos.

Centro Cultural Refap

Conjunto de cinco salas, uma grande para workshops e oficinas, e outras quatro especializadas para aulas de instrumentos musicais e coral. Este espaço foi entregue à comunidade em março de 2013 e está sendo utilizado pela escola de música Usina de Talentos. A escola integra o projeto conjunto da Associação Sol Maior (mantida pelo Instituto Gerdau) com a AATSP e atende crianças e jovens em condições de vulnerabilidade social, entre 7 e 14 anos, selecionados em escolas públicas da periferia urbana de Porto Alegre.

Salas Múltiplas

Conjunto de salas próprias para a realização de workshops, oficinas e seminários, sendo três moduláveis, em um total de 260 m². Esses espaços abrigarão também cursos, convenções, palestras e outras atividades culturais. Com pé direito duplo e alças no teto, a sala central poderá ser utilizada para trabalhos práticos de acrobacias aéreas, com uso de corda e tecido.

Sala da Dança

Sala destinada à criação de um corpo de baile e equipada para proporcionar aos bailarinos uma excelente infraestrutura.

Entrada Principal

A entrada principal para o Teatro Italiano e demais espaços do Multipalco será pela Rua Riachuelo. Contará com os seguintes espaços: cafeteria e bar; quatro lojas destinadas à venda de produtos culturais, agência bancária e outros usos, inclusive por patrocinadores e produtores dos espetáculos; sala para entrevistas coletivas e reuniões.

Teatro Italiano

Destinado a espetáculos teatrais, sinfônicos, música e dança, com todas as correspondentes áreas e equipamentos de apoio. Encontra-se no centro da edificação e é o principal palco do Multipalco. Possuirá plateia, mezanino e camarotes, totalizando 650 lugares em cadeiras fixas. Serão 700 m² dotados de uma acústica ideal e modernos equipamentos.

Teatro Oficina

Com galerias e espaços móveis para 200 espectadores, com capacidade de expansão, de acordo com cada montagem cenográfica. Destinado à criação de espetáculos e propostas experimentais, dispõe de 350 m². Eventualmente poderá ser usado como sala de convenções e exibições cinematográficas.

Cafeteria e Bar

Localizados no Foyer principal do Multipalco, atenderão diretamente o público frequentador dos espetáculos e eventos em cartaz.

Sala da Imprensa

Localizada próxima à cafeteria, servirá para atender a imprensa e convidados.

Lojas

Quatro lojas destinadas à prestação de serviços ao público, como agência bancária, showroom etc. Estes espaços poderão ser utilizados pelos patrocinadores.

Estacionamento

Com entrada pela Rua Riachuelo, são 240 vagas distribuídas em três andares.