Theatro São Pedro - Porto Alegre

Multipalco: o que ainda está por vir

O projeto arquitetônico do Multipalco mantém intacta a estrutura original do Theatro São Pedro, agregando a ele novos espaços. Em 1999, este projeto recebeu Medalha de Ouro na categoria “Teatros para o Terceiro Milênio”, realizado na cidade de Praga, República Tcheca.

O Multipalco está sendo construído na região central de Porto Alegre, o que facilita o acesso das pessoas por integrar o Centro Histórico de nossa Capital e estar próximo a pontos marcantes da cidade, como o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana, a Praça da Matriz, o Arquivo Público, a Biblioteca Pública e o próprio Theatro São Pedro – todos tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. Alguns espaços desse complexo cultural já estão prontos e em pleno funcionamento. São eles: praça Multipalco; concha acústica; restaurante; área administrativa; sala de atendimento aos associados da Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP); salas de reunião; sala da música; centro de formação cultural e estacionamento.

O projeto vai gerar uma maior valorização do espaço público em que se insere, com reflexos importantes no turismo de nosso Estado e a revitalização de um espaço nobre da nossa Capital que, até o início da construção, encontrava-se em processo de degradação urbana. O Multipalco Theatro São Pedro terá uma excelente estrutura para artistas, espectadores, produtores e demais pessoas ligadas às artes de palco, sejam elas relacionadas ao teatro, à música ou à dança.

Confira abaixo a lista dos espaços em construção:

Salas Múltiplas: conjunto de salas próprias para a realização de workshops, oficinas e seminários, sendo três moduláveis, em um total de 260 m². Esses espaços abrigarão também cursos, convenções, palestras e outras atividades culturais. Com pé direito duplo e alças no teto, a sala central poderá ser utilizada para trabalhos práticos de acrobacias aéreas, com uso de corda e tecido.

Sala da Dança: sala destinada à criação de um corpo de baile e equipada para proporcionar aos bailarinos uma excelente infraestrutura.

Foyer do Multipalco: a entrada principal para o Teatro Italiano e demais espaços do Multipalco será pela Rua Riachuelo. Contará com os seguintes espaços: cafeteria e bar; quatro lojas destinadas à venda de produtos culturais, agência bancária e outros usos, inclusive por patrocinadores e produtores dos espetáculos; sala para entrevistas coletivas e reuniões.

Teatro Italiano: destinado a espetáculos teatrais, sinfônicos, música e dança, com todas as correspondentes áreas e equipamentos de apoio. Encontra-se no centro da edificação e é o principal palco do Multipalco. Possuirá plateia, mezanino e camarotes, totalizando 650 lugares em cadeiras fixas. Serão 700 m² dotados de uma acústica ideal e modernos equipamentos.

Cine Teatro Oficina: com galerias e espaços móveis para 200 espectadores, com capacidade de expansão, de acordo com cada montagem cenográfica. Destinado à criação de espetáculos e propostas experimentais, dispõe de 350 m². Eventualmente poderá ser usado como sala de convenções e exibições cinematográficas.

Cafeteria e Bar: localizados no Foyer principal do Multipalco, vão atender diretamente o público frequentador dos espetáculos e eventos em cartaz.

Sala da Imprensa: localizada próxima à cafeteria, servirá para atender a imprensa e convidados.

Lojas: quatro lojas destinadas à prestação de serviços ao público, como agência bancária, showroom etc. Estes espaços poderão ser utilizados pelos patrocinadores.