Theatro São Pedro - Porto Alegre

MultiMúsica recebe recital de contrabaixo e piano

O projeto MultiMúsica recebe o Recital de Contrabaixo e Piano com três duos diferentes, dia 28 de junho, quarta-feira, às 19h30. A apresentação ocorre na Sala da Música do Multipalco Theatro São Pedro e a entrada é franca. No programa, três obras, cada uma delas com diferentes duos: Do Concerto em mi maior (redução para piano), de Karl Ditters von Dittersdorf, com Wendell da Rosa (contrabaixo) e Louise Nunes (piano); Canção e dança para contrabaixo e piano, de Radamés Gnattali, com Samuel Pasqualetto (contrabaixo) e Érico Bezerra (piano); e Sonata em mi menor, Opus 6, nº 2, de Adolf Mišek, com Lucas Almeida (contrabaixo) e Érico Bezerra (piano).

O Projeto MultiMúsica é desenvolvido pela Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS e foi idealizado com o objetivo de trazer diferentes propostas musicais à Sala da Música do Multipalco, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. A ideia é proporcionar um local adequado para apresentações camerísticas e divulgar o trabalho de músicos locais, oportunizando, ainda, espaço para novos talentos da música.

Serviço
MULTIMÚSICA
Recital de piano e contrabaixo
Quando: 28 de junho, quarta-feira, às 19h30.
Onde: Sala da Música Multipalco TSP.
ENTRADA FRANCA

Ficha Técnica
Músicos: Wendell da Rosa (contrabaixo) e Louise Nunes (piano); Samuel Pasqualetto (contrabaixo) e Érico Bezerra (piano); e Lucas Almeida (contrabaixo) e Érico Bezerra (piano).
Coordenação: Prof. Alexandre Ritter (contrabaixo) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

PROGRAMA
Karl Ditters von Dittesdorf (1739 – 1799)
Do Concerto em Mi maior (redução para piano)
I – Allegro moderato
II – Adagio
III – Allegro
Contrabaixo: Wendell da Rosa
Piano: Louise Nunes

Radamés Gnattali (1906-1988)
Canção e Dança para Contrabaixo e Piano (1934)
Contrabaixo: Samuel Pasqualetto
Piano: Érico Bezerra

Adolf Mišek (1875 – 1955)
Sonata em mi menor, Opus 6, n° 2.
I – Con fuoco
II – Andante cantabile
III – Furiant – Allegro enérgico
IV – Finale – Allegro appassionato
Contrabaixo: Lucas Almeida
Piano: Érico Bezerra


WENDELL DA ROSA (contrabaixo)

Iniciou seus estudos de contrabaixo acústico no ano de 2014 na Casa de Cultura de Esteio sobre orientação do professor Ismael Almeida, ingressando alguns meses depois na orquestra Jovem de Esteio. No ano de 2015 passou a ter aulas na Ospa jovem sendo orientado pelo professor Eder Kinappe, ingressando também na Orquestra Jovem da Ospa, alguns meses depois passou a participar do projeto Orquestra Jovem do RS. É graduando no curso de bacharelado em contrabaixo acústico sob orientação do professor Alexandre Ritter e membro do Quarteto de Contrabaixos da UFRGS.

LOUISE NUNES (piano)
Iniciou seus estudos aos 7 anos de idade e aos 17 ingressou na Universidade Federal de Santa Maria, onde obteve o diploma de bacharela em piano, sob orientação da Professora Doutora Vera Vianna. Participou de diversos festivais e oficinas com professores do Brasil e exterior, tais como Enrique Graf (EUA), Alessandra Feris (EUA), Paolo Gualdi (ITA), Valerio Premuroso (ITA), Cristina Capparelli Gerling (BRA), Luis Claudio Barros (BRA), Judit Gabus (HUNG), John Solomons (EUA), Nariaki Sugiura (EUA), Claudia Deltregia (BRA), Silvia Hasselaar (BRA) e Pablo Gusmão (BRA). Atualmente é integrante do Coro Sinfônico da OSPA e cursa mestrado em práticas interpretativas na UFRGS, sob orientação da Professora Doutora Catarina Domenici.

SAMUEL PASQUALETTO (contrabaixo)
Iniciou seus estudos na Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul. É bacharel em Contrabaixo pela UFRGS. Foi contrabaixista da Orquestra da UNISC entre 2009 e 2011, membro da Orquestra Filarmonia Santa Catarina de Florianópolis entre 2012 e 2015 e participou do Double Bass Symposium da Universidade da Georgia (EUA) em 2009 e 2011, tendo aulas com Lawrence Wolfe, Alain Bourguignon e Giuseppe Ettorre. Atualmente Participa do Curso Avançado de Contrabaixo do Departamento de Música da UFRGS.

ÉRICO BEZERRA (piano)
Mestre em Piano-Performance pela Illinois State University (EUA) e bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre seus professores estão Dr. Tuyen Tonnu, Dr. Joshua Russel e Dr. Ney Fialkow. Obteve premiação em diversos concursos nacionais e latino-americanos de piano, além de ser agraciado nos Estados Unidos com a Lela Winegarner Scholarship por seu desempenho acadêmico entre os alunos internacionais de pósgraduação da Illinois State University. Neste ano foi selecionado como solista para a Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica de Goiânia como premiação junto ao I Concurso Jovens Solista desta orquestra. Atualmente é pianista colaborador concursado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LUCAS ALMEIDA (contrabaixo)
Bacharel em contrabaixo pela Universidade Federal de Santa Maria, ao longo de sua carreira atuou em diversos grupos musicais e orquestras do Rio Grande do Sul. Em 2012 foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara Sesi/Fundarte. Em 2015 teve a oportunidade de participar do programa de intercâmbio da University of Georgia, onde participou da UGA Symphony Orchestra e da Hodgson Wind Ensemble. Atualmente, Lucas é professor substituto de contrabaixo acústico na Universidade Federal de Santa Maria, professor titular na academia de música da Orquestra Sinfônica de Carazinho e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Carazinho. Além disso, é membro do Quarteto de Contrabaixos da UFRGS e também estudante do Curso Avançado de Contrabaixo Acústico da UFRGS, ambos orientados pelo Prof. Alexandre Ritter.