Theatro São Pedro - Porto Alegre

MultiMúsica recebe Quarteto de Contrabaixos da UFRGS

O projeto MultiMúsica recebe o Quarteto de Contrabaixos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) no dia 27 de setembro, quarta-feira, às 19h30. A apresentação ocorre na Sala da Música do Multipalco Theatro São Pedro e a entrada é franca. No programa, obras de diversos períodos, que vão dão barroco ao contemporâneo. O grupo é formado pelos músicos Ezequiel Moraes de Paula, Lucas de Almeida, Samuel Pasqualetto e Wendell Felipe Da Rosa e coordenado pelo Professor Alexandre Ritter.

Tendo um caráter de projeto permanente, o Quarteto de Contrabaixos da UFRGS surgiu com o objetivo de dar ao aluno de bacharelado e extensão a oportunidade de desenvolver a prática da música de câmara através de ensaios regulares e apresentações públicas. A formação clássica de quatro contrabaixos dispõe de um repertório eclético no que diz respeito aos períodos históricos e aos gêneros musicais com diferentes arranjos.

O Projeto MultiMúsica é desenvolvido pela Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS e foi idealizado com o objetivo de trazer diferentes propostas musicais à Sala da Música do Multipalco, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. A ideia é proporcionar um local adequado para apresentações camerísticas e divulgar o trabalho de músicos locais, oportunizando, ainda, espaço para novos talentos da música.

Serviço
MULTIMÚSICA
Quarteto de Contrabaixos da UFRGS
Quando: 27 de setembro, quarta-feira, às 19h30.
Onde: Sala da Música Multipalco Theatro São Pedro
ENTRADA FRANCA

Ficha Técnica
Músicos: Ezequiel Moraes de Paula, Lucas de Almeida, Samuel Pasqualetto e Wendell Felipe Da Rosa.
Coordenação: Prof. Alexandre Ritter (contrabaixo) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)


Currículos

Alexandre Ritter é professor de contrabaixo da UFRGS desde 2000, Doutor e Bacharel em Performance pela The University of Georgia – UGA (EUA) e mestre em Performance de Contrabaixo pela University of British Columbia (Canadá). Estudou na Itália, na renomada Academia Musicale Chiggiana, em Siena, e no Campus Internazionale di Musica, em Sermoneta. Já participou de vários festivais de música e sua extensa experiência como músico de orquestra inclui a participação em orquestras na América do Norte e na América do Sul, incluindo as Sinfônicas de Savannah, Charleston, Greenville e Augusta, nos EUA, bem como as Sinfônicas de Porto Alegre e Paraná, no Brasil. Seu trabalho como músico sinfônico, camerista e solista o tem levado a tocar na Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, França, Itália e EUA.

Ezequiel Moraes de Paula começou seus estudos em 2011 na Orquestra Jovem do RS. Participou de alguns festivais tais como, Festival SESC de Música e Gramado In’concert. Também atuou diversas vezes como músico convidado da Orquestra Juvenil del SODRE/Uruguai. Atualmente é aluno do curso de Bacharelado em Contrabaixo da UFRGS e contrabaixista da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

Lucas de Almeida é bacharel em contrabaixo pela Universidade Federal de Santa Maria. Ao longo de sua carreira atuou em diversos grupos musicais e orquestras do Rio Grande do Sul. Em 2012 foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara Sesi/Fundarte. Em 2015 teve a oportunidade de participar do programa de intercâmbio da University of Georgia, onde participou da UGA Symphony Orchestra e da Hodgson Wind Ensemble. Atualmente, além de ser aluno do Curso Avançado de Contrabaixo da Extensão do Departamento de Música da UFRGS, tem uma ativa vida musical como professor particular de contrabaixo e músico em diferentes grupos musicais e orquestras no Rio Grande do Sul.

Samuel Pasqualetto é graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de diversos Festivais de Música no Brasil e das edições de 2009 e 2011 do International Double Bass Symposium da University of Georgia (EUA). Foi membro da Orquestra Filarmonia Santa Catarina de Florianópolis entre 2012 e 2015. Atualmente é aluno do Curso de Extensão da UFRGS e tem grande interesse em música contemporânea. É membro do InCoMun Ensemble de Porto Alegre.

Wendell Felipe R. Da Rosa iniciou seus estudos no contrabaixo acústico em 2014 em Esteio, no projeto social PIIS, tendo aulas com o professor Ismael Almeida. Em 2015 ingressou na Escola de música da Ospa e na Orquestra Jovem da mesma instituição, tendo aulas com o professor Eder Kinappe. Neste mesmo ano ingressou na Orquestra Jovem do RS. Em 2016 ingressou no bacharelado em contrabaixo da UFRGS, e está tendo aulas com o professor Alexandre Ritter. Wendell tem grande interesse em realizar trabalhos de pesquisas com o objetivo de fomentar a criação de novas peças solos para o contrabaixo acústico.