Theatro São Pedro - Porto Alegre

MultiMúsica apresenta Luciana Kiefer e Érico Bezerra em “Os Amores Femininos”

Na próxima quinta-feira, 25 de outubro, o projeto MultiMúsica apresenta o espetáculo “Os Amores Femininos” com a soprano Luciana Kiefer e o pianista Érico Bezerra. A apresentação ocorre às 19h30, na Sala da Música do Multipalco, com entrada franca.

No repertório, ciclo de canções alemãs Frauenliebe und Leben (1840) de R. Schumann, além de canções dos ciclos e coletâneas espanholas Canciones clásicas españolas (1921) de F. Obradors, Poema em forma de canciones (1917) de J. Turina e Tonadillas al estilo antiguo (1914) de E. Granados. O ciclo alemão narra a vida de uma mulher, desde o primeiro encontro com seu amor até a morte do marido, segundo os padrões do século XIX. As canções espanholas trazem diversos aspectos da visão feminina sobre seus amores no início do século XX.

A Sala da Música do Multipalco recebe semanalmente espetáculos, quase sempre gratuitos, reforçando o contato com o público. O espaço é destinado a apresentações camerísticas, ensaios e oficinas.

Érico Bezerra é mestre em Piano-Performance pela Illinois State University, EUA e bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como pianista colaborador, Érico tem atuado intensamente com inúmeros músicos, coros e orquestras, como Coro Sinfônico da OSPA, Orquestra Unisinos-Anchieta, Camerata Florianópolis e mais recentemente como pianista correpetidor no X Festival de Música de Santa Catarina, I Concurso Nacional de Violas da Paraíba e II Encontro Nacional de Violistas. Atualmente é pianista colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luciana Kiefer é cantora lírica e professora de canto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou o projeto “Ópera na UFRGS”, do qual é diretora vocal desde 2012. É diretora artística (musical e cênica) e responsável pela criação dos roteiros, diálogos, cenários e figurinos da série “O Resumo da Ópera”, do Palácio da Justiça, desde 2013, onde já produziu 10 óperas. Tem cantado repertório camerístico, orquestral e operístico no Brasil, Portugal, e Itália, onde realiza aperfeiçoamento vocal com Patrizia Morandini. Nos últimos anos, protagonizou as óperas Il Tabarro, La Traviata, La Bohème e I Pagliacci. Atua na estreia de obras de autores contemporâneos e na divulgação da canção brasileira de câmara.

O Projeto MultiMúsica é desenvolvido pela Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS e foi idealizado com o objetivo de trazer diferentes propostas musicais à Sala da Música do Multipalco, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. A ideia é proporcionar um local adequado para apresentações camerísticas e divulgar o trabalho de músicos locais, oportunizando, ainda, espaço para novos talentos da música.

PROGRAMA

Robert SCHUMANN (1810-1856)
Frauenliebe und Leben, Op.42 (1840)
1. “Seit ich ihn gesehen”
2. “Er, der Herrlichste von allen”
3. “Ich kann’s nicht fassen, nicht glauben”
4. “Du Ring an meinem Finger”
5. “Helft mir, ihr Schwestern”
6. “Süßer Freund, du blickest mich verwundert an”
7. “An meinem Herzen, an meiner Brust”
8. “Nun hast du mir den ersten Schmerz getan”

Enrique GRANADOS (1867-1916)
Tonadillas al estilo antiguo, H.136 (1912)
N.2. “Callejeo”
N.3. “El majo discreto”
N.5. “El majo tímido”
N.7. “El tra la la y el punteado”

Joaquín TURINA (1882-1949)
Poema em forma de canciones, Op.19 (1917)
1. “Dedicatoria”
2. “Nunca olvida”
3. “Cantares”
4. “Los dos miedos”
5. “Las locas por amor”

Fernando OBRADORS (1897-1945)
Canciones clásicas españolas, Vol.1 (1921)
N.6. “Del Cabello Mas Sutil” (Dos cantares populares)
N.7. “Chiquitita la novia” (Coplas de Curro Dulce)

SERVIÇO
MULTIMÚSICA
“Os Amores Femininos” com Luciana Kiefer e Érico Bezerra
Quando: 25 de outubro, quarta-feira, às 19h30.
Onde: Sala da Música Multipalco TSP.
ENTRADA FRANCA

Utilize o estacionamento do Multipalco Theatro São Pedro.
A entrada é pela rua Riachuelo, 1089. Os valores são: R$ 12 para Associados da AATSP (Associação Amigos do Theatro São Pedro) e R$ 15 para não-associados.