Theatro São Pedro - Porto Alegre

Ministério da Cultura e Bradesco apresentam Galileu Galilei em Porto Alegre

Espetáculo com direção de Cibele Forjaz e Denise Fraga no elenco integra a programação dos 158 anos do Theatro São Pedro

Depois do sucesso das apresentações durante a programação do Porto Alegre em Cena em 2015, Denise Fraga e grande elenco retornam ao palco do Theatro São Pedro para uma curta temporada do espetáculo Galileu Galilei, de Bertolt Brecht. As sessões integram a programação dos 158 anos do São Pedro, que ocorrem de 24 a 26 de junho. As vendas dos ingressos iniciam no dia 30 de maio, na bilheteria do local e pelo site www.compreingressos.com

“A ideia de montar Galileu Galilei surgiu durante as temporadas do espetáculo ‘Alma Boa de Setsuan’, outro título do autor, que ficamos em cartaz durante dois anos e meio e alcançamos mais de 220 mil espectadores”, conta Denise. “Tomei coragem e resolvi ser Galileu”, revela a atriz, que dá vida ao grande cientista italiano redesenhado por Brecht, que se apropria desta situação histórica e, com afiado humor e ironia, abre ramos da riqueza desse conflito para além do acontecimento. “Cada vez que eu lia o texto, um frisson invadia meu peito. A origem de um projeto de teatro para mim é quase como uma fofoca. É como se eu escutasse algo no ouvido que eu não pudesse deixar de passar adiante. A necessidade de me apoderar das palavras de um autor e dar comunicabilidade ao que parece encarcerado no papel é o que me move, me empurra para o palco. Quando vejo, já estou lá, tentando fazer voar tal ideia”.

Denise convidou Cibele Forjaz para dirigir essa montagem, realizando um desejo que alimentava há anos. “Quando Denise me convidou, juntou a fome com a vontade de comer: o desejo de trabalhar com ela e a vontade de voltar ao texto de Brecht que já havia montado no final dos anos 1990”, revela.

Brecht costumava falar em seus diários da necessidade de DIVERTIR PARA COMUNICAR e empregou essa receita em toda a sua obra. “Ele se faz valer de uma boa história, do humor e do entretenimento para deixar claras as suas ideias. A grande estrela de Galileu Galilei é o poder da palavra. A clareza de raciocínio, o humor, o fio inebriante por onde Brecht escolhe contar essa história nos leva passo a passo a um profundo estado de reflexão”, relata Fraga.

Abaixo, o release completo para download.

Release Media kit