Theatro São Pedro - Porto Alegre

Live com Tambo do Bando no Sarau do Solar será transmitida no palco do Theatro São Pedro

Após quatro meses com as cortinas cerradas, o palco principal do Theatro São Pedro receberá, no dia 31 de julho, às 20h, o show Tambo do Bando 30 anos – Com o pé no galpão e a cabeça na galáxia, para uma live especial. Com coprodução da Assembleia Legislativa do Estado do RS e do Bairrista, em parceria com a Fundação Theatro São Pedro, e com patrocínio das seguintes empresas: Lojas Pompéia, Banrisul, Termolar, Baldo S/A, EGR e Câmara Municipal de Porto Alegre, a apresentação é uma homenagem especial do Projeto Sarau do Solar aos 162 anos do Theatro São Pedro. O show será transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo canal do YouTube do Theatro São Pedro.

Show Tambo do Bando 30 anos – Com o pé no galpão e a cabeça na galáxia
Com grande êxito de público e da crítica especializada, ponto alto das comemorações dos 30 anos de trajetória do Tambo do Bando, este show estreou em Porto Alegre no teatro do Centro Histórico e Cultural Santa Casa em dezembro de 2016. Após ter sido apresentado em cidades do Interior como Dois Irmãos e Montenegro, o show voltou a ser apresentado em Porto Alegre em abril do ano passado, no Teatro Renascença.

Com uma releitura dos clássicos do grupo, o espetáculo marca o lançamento do álbum duplo, que resgata em formato CD, os LPs “Ingênuos Malditos” (1990) e “Tambo do Bando” (1992) e o pré-lançamento do novo disco, além de homenagear a memória do letrista da banda, jornalista e escritor Luiz Sérgio Metz (Jacaré), pelos 24 anos de saudade. O repertório inclui ainda composições inéditas do grupo, entre elas: “Dominguinho de Ramos”, “Há um louco no vagão” e “Recantar uma milonga”, além do Pot-Pourri de clássicos da música internacional, canção brasileira e regional.

Roteiro
1 – Dominguinho de Ramos – Sérgio Metz, Vinícius Brum e Cachoeira
2 – Deixem seus olhos fixos  – Sérgio Metz e Vinícius Brum
3 – Alma de poço  – Antonio Augusto Ferreira e Vinícius Brum
4 – O campeiro e o gravador – Sérgio Metz, Vinícius Brum e Cachoeira
5 – Há um louco no vagão –  Sérgio Metz e Beto Bollo
6 – Areia do fim das areias – Vinícius Brum, Beto Bollo e Marcelo Lehmann
7 – E seguiram amantes – Sérgio Metz e Vinícius Brum
8 – Um mate por ti – Apparício Silva Rillo e Vinícius Brum e Beto Bollo
9 – Recantar uma milonga – Cachoeira e Marcelo Lehmann
10 – Os ciganos vão para o céu –  Sérgio Metz e Vinícius Brum
13 – Ingênuos malditos – Sérgio Metz e Vinícius Brum
14 – Os contatos imediatos do terceiro mundo – Sérgio Metz, Vinícius Brum e Cachoeira
15 – O bombo da noite – Sérgio Metz e Vinícius Brum
16 – Terra – Beto Barros e Beto Bollo
17 – Pot-pourri – Eleanor Rigby – Lennon e McCartney; Os homens de preto –Paulo Ruschel; Adiós Nonino-Astor Piazzolla; Era uma vez-Mário Barbará e Apparício Silva Rillo; Semeadura-Vitor Ramil e José Fogaça; Suíte do Pescador-Dorival Caymmi; Trenzinho Caipira-Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar; Asa Branca –Luiz Gonzaga; Primavera –Antonio Vivaldi e Vivente – Nelson Coelho de Castro.

Duração: 90 minutos

Tambo do Bando – histórico
Contemplado com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2018, categoria Grupo Show, concedido pela Assembleia Legislativa do RS, o Tambo do Bando é formado pelos compositores Beto Bollo (voz e violão), Carlos Cachoeira (voz e violão), Marcelo Lehmann (voz e piano), Texo Cabral (voz, harmônica e flauta) e Vinicius Brum (voz e violão). O grupo musical Tambo do Bando foi criado na primavera de 1986, em Porto Alegre, e contabiliza 32 anos de trajetória. Com dois LPs gravados, “Ingênuos Malditos” (1990) e “Tambo do Bando” (1992), o grupo ficou diferenciado pela quantidade de premiações que recebeu. Foi o grande vencedor de vários festivais, entre eles o Festival Sul-Americano de Nativismo Musicanto (1988) e conquistou mais de 50 troféus de Melhor Conjunto Vocal nos festivais de que participou. A canção “Um Mate por Ti” foi escolhida, em 1987, a Melhor Música da Década – Prêmio IGTF-Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e, no mesmo ano, o grupo foi eleito, pela imprensa gaúcha, o Melhor Grupo Vocal e Grupo Revelação do RS.

Em 1989, recebeu destaque da imprensa como Melhor Grupo do ano e Sérgio Jacaré, como Melhor Letrista, prêmio com o qual foi contemplado várias vezes, incluindo o Prêmio Açorianos de Música, concedido pela Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, nesta categoria, em 1991. Voltado ao gênero Regional,  o Tambo do Bando revolucionou a estética da música regional gaúcha ao unir sonoridades e linguagens universais à temática nativista. Apresenta influências de importantes nomes e grupos do cenário musical gaúcho, brasileiro e internacional, que combinam vários gêneros e estilos, passando por Paulo Ruschel,  Astor Piazzolla, Beatles, U2, Atahualpa Yupanqui, Mercedes Sosa, Aparício Silva Rillo e Vivaldi; fato que explicita o ecletismo característico do Tambo do Bando. Com grande receptividade do público e da crítica especializada, em dezembro de 2016, abrindo as comemorações dos 30 anos, o Tambo do Bando estreou no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, o show de lançamento do álbum duplo, intitulado “Tambo do Bando – Com o pé no galpão e a cabeça na galáxia”.

FICHA TÉCNICA
Tambo do Bando – Autores
-Beto Bollo – violão e voz
-Carlos Leandro Cachoeira  – violão e voz
-Marcelo Lehmann – teclado e voz
-Texo Cabral – flauta, harmônica e voz
-Vinícius Brum – violão e voz

Músico convidado
Beto Barros

Músicos acompanhantes
Duca Duarte  – contrabaixo
Paulinho Goulart – acordeon
Marco Michelon – bateria

Direção Musical e arranjos: Tambo do Bando
Concepção, projeto visual, Design e produção gráfica: Cristina Pozzobon
Criação figurinos: Cristina Pozzobon e Tambo do Bando

Serviço
Sarau do Solar homenageia os 162 anos do Theatro São Pedro
Show Tambo do Bando 30 anos –Com o pé no galpão e a cabeça na galáxia
31 de julho de 2020 – 20 horas
Transmissão ao vivo pelo canal YouTube e Facebook

Assessoria de Imprensa
Dinorah Araújo – Produção Cultural e Assessoria de Imprensa
Telefones: +55 (51) 3311-6677 e 99964-5492
E-mail: dinorah@cpovo.net