Theatro São Pedro - Porto Alegre

Julio Herrlein traz o espetáculo Solo Jazz ao MultiMúsica

A Associação Amigos do Theatro São Pedro, em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS, realiza mais uma edição do projeto MultiMúsica no dia 31 de agosto (quarta-feira). Desta vez o guitarrista Julio Herrlein, também conhecido como “Chumbinho”, se apresenta com o Solo Jazz na Sala da Música do Multipalco, às 19h30min. A entrada é franca com distribuição de ingressos no dia da apresentação na bilheteria do teatro.

O espetáculo Solo Jazz foi criado em 2005, fruto de mais de 20 anos de estudo e dedicação à música de improvisação. O resultado é a produção de uma sonoridade de jazz tradicional, porém com inovações técnicas. As composições e interpretações são dotadas de identidade própria, no estilo de guitarra solo de improvisação, misturando ritmos brasileiros (como o samba e a bossa nova), ritmos típicos do RS (milonga, chacarera, etc.), além de elementos do jazz. Este show tem sido apresentado em diversas cidades gaúchas e fora do Estado, sempre com sucesso de público e crítica. No MultiMúsica, Julio contará com a participação especial de Matheus Nicolaiewsky (contrabaixo) e Bruno Braga (bateria).

A experiência do músico resulta num espetáculo ímpar, com uma virtuosidade sutil que tem encantado o público, causando emoção e surpresa. Este formato solo de música improvisada é raro no mundo guitarrístico. Joe Pass foi a grande referência desse tipo de apresentação solo, cativando muitas plateias nos anos 70 e 80.
No repertório, são tocadas composições do artista, juntamente com arranjos que criou para standards de Jobim, João Bosco, John Coltrane, Bill Evans, samba, bossa-nova e ritmos sul americanos.

O Projeto MultiMúsica é desenvolvido pela Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS e foi idealizado com o objetivo de trazer diferentes propostas musicais à Sala da Música do Multipalco, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. A ideia é proporcionar um local adequado para apresentações camerísticas e divulgar o trabalho de músicos locais, oportunizando ainda, espaço para novos talentos da música.


Serviço:

MultiMúsica, com Julio Herrlein (guitarra)
Participação: Matheus Nicolaiewsky (Contrabaixo) e Bruno Braga (Bateria)
Data: 31 de agosto, às 19h30
Local: Sala da Música do Multipalco Theatro São Pedro
Ingressos gratuitos: no dia da apresentação na bilheteria do TSP (ingressos limitados)
Horário da bilheteria: os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30 (quando há espetáculos noturnos, das 13h às 21h); aos sábados, das 15h às 20h, e domingos, das 15h às 18h.


JULIO HERRLEIN (Chumbinho)

JULIO HERRLEIN, também conhecido como “Chumbinho” nasceu em 22 de setembro de 1973, em Porto Alegre/RS. É professor do Departamento de Música da UFRGS, atuando nas áreas de improvisação, prática de conjunto do curso de musica popular, harmonia e percepção. Também é Doutorando em Composição Musical, pelo programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Atua profissionalmente, há mais de 20 anos, como professor, guitarrista, compositor e arranjador. Começou a tocar aos 11 anos e aos 16 já dava aulas em escolas de música. Tem se dedicado à música de improvisação, como performer, pesquisador e professor, há cerca de 25 anos. Atuou em vários grupos e formações, trabalhando regularmente com vários músicos importantes da cena musical brasileira e internacional.