Theatro São Pedro - Porto Alegre

Últimas semanas: Multipalco prorroga a instalação Edifício Cristal até 24 de setembro

Seguindo a temporada na recepção do Multipalco Eva Sopher, ao lado do Theatro São Pedro, o Edifício Cristal permanece em período prorrogado até 24 de setembro. Composta por 11 histórias, trata-se de uma produção interativa que permite ao espectador ouvir o relato dos personagens e desvendar o cenário onde vivem. As visitações são gratuitas e devem ser agendadas, entre segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 17h30, pelo e-mail: agendatsprs@gmail.com.

A Cia. Incomode-Te buscou um caminho próprio repleto de criatividade para reproduzir a vida e suas emoções, em pouco espaço, durante a crise sanitária do novo coronavírus. Assim nasceu o Edifício Cristal, uma cristaleira cenográfica que abriga diversos espetáculos curtos. Em vez de louças e pratarias, miniaturas ilustram visualmente onze apartamentos acompanhados de histórias fictícias sobre personagens vivendo em quarentena. Cada apartamento foi concebido a partir do lixo reciclado dos integrantes da Cia.

O projeto foi idealizado por Liane Venturella e surgiu bem antes da pandemia. “Era um desejo antigo. Eu já tinha pensado em transformar uma cristaleira em uma espécie de palco. Quando decidimos fazer uma produção remota, o Nelson já estava fazendo as miniaturas com materiais recicláveis. Aí, a ideia se encaixou perfeitamente”, explica a atriz.

Outra curiosidade é que cada integrante da equipe trabalhou sozinho, em isolamento social, comunicando-se somente em reuniões por vídeo chamadas. Mesmo sendo composta por adereços, todos de material reciclado, em formato reduzido, a produção tem todos os elementos de uma montagem teatral. A trilha sonora original é assinada por Angelo Primon. Juan Quintáns está à frente da engenharia de som. Todo o projeto luminotécnico e a automação é de Ricardo Vivian e a cenotécnica, de Matheus Grimm.

É um verdadeiro espelho do nosso cotidiano, exatamente como um condomínio. Cada apartamento tem um número e, para escutar o que se passa lá dentro, basta apenas colocar os fones de ouvido, escolher a unidade, apertar um botão e acompanhar a locução que acontece paralelamente a automação de iluminação programada para o apartamento escolhido, nas vozes dos artistas Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella, Letícia Vieira e Nelson Diniz.

Uma experiência visual, sonora e aberta à imaginação do público. É que os episódios não são ilustrados por bonecos ou vídeos. A partir da narração do elenco, da trilha sonora, da iluminação e da cenografia criada para cada ambiente, o espectador será convidado a embarcar em uma viagem na qual terá o desafio delinear os protagonistas na sua própria mente: um síndico transtornado, o último inquilino do imóvel que está para alugar, a filha que precisou isolar-se para cuidar da mãe, a senhora que não consegue parar em casa, o casal que adotou duas crianças, um escritor famoso enfrentando a solidão em um moderno duplex, entre outros.

FICHA TÉCNICA

Idealização: Liane Venturella; Concepção de interiores: Liane Venturella e Nelson Diniz; Textos: Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella e Nelson Diniz; Locuções: Carlos Ramiro Fensterseifer, Letícia Vieira, Liane Venturella e Nelson Diniz; Cenotécnica: Matheus Grimm; Projeto Luminotécnico e Automação: Ricardo Vivian; Trilha Sonora: AngeloPrimon; Desenho de Som: Juan Quintáns; Assessoria de Imprensa: Leo Sant´Anna; Fotos: Alex Ramirez; Identidade Visual: Ricardo Petry; Produção: Primeira Fila Produções; Realização: Cia. Incomode-Te.

SERVIÇO

QUANDO: segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 17h30 (agendamento gratuito deve ser feito pelo e-mail: agendatsprs@gmail.com) – até o dia 24 de setembro.

ONDE: Multipalco Eva Sopher (Pça Marechal Deodoro s/n – Centro de Porto Alegre) – Entrada pela guarita ao lado do Theatro São Pedro

QUANTO: gratuito

Crédito das fotos: Maria Fernanda Luchsinger

Estagiária da Assessoria de Comunicação

Maria Fernanda Luchsinger

(51) 99152-6806