Theatro São Pedro - Porto Alegre

Grupo Puro Asthral apresenta “Tributo ao Samba” no Musical Évora da próxima quarta-feira, 23 de maio

Com oito anos de estrada musical, o Grupo Puro Asthral leva ao Musical Évora, a excelência de uma roda de samba denominada Tributo ao Samba. A apresentação, com entrada franca, ocorre na próxima quarta-feira, 23 de maio, às 12h30min, na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher

De acordo com o vocalista do Puro Asthral, Juliano Barcellos, a proposta do Tributo ao Samba é destacar a identidade e  o fortalecimento do samba gaúcho como um estilo musical que se agrega ao trabalho autoral de uma nova geração de compositores de Porto Alegre. “Fizemos visitações aos novos talentos, bem como a nomes já consagrados de Porto Alegre e que residem fora do Estado”, explica.

Essa garimpagem resultou no lançamento, em junho de 2017, do primeiro CD do grupo, de igual nome do show, que reúne quinze sambas de  treze de compositores gaúchos. Da nova geração de autores têm composições de Zeca Oliveira, Xannd Sy, Nando Pedroso, Rubilar Monteiro, Marcelo Amaro, Luciano Magalhães, Marcelo Rossi e do convidado especial Wellington Pereira, residente em São Paulo. Dos sambistas renomados de Porto Alegre  aparecem Alemão Charles, Wilson Ney, Pedrinho Silva, Nego Izolino, Edney Kartola, Paulinho Bom Ambiente e o padrinho do Puro Asthral  Marcelo Kará, atualmente com bem-sucedida carreira no Rio de Janeiro. Para Juliano Barcellos “são músicas que exaltam o samba, com letras e melodias excelentes, para dançar, ouvir e cantar”.

Os integrantes que compõem a base do grupo são Juliano Barcellos, vocalista; Alemão Charles, no cavaco; Marcelo Rossi, no violão 6 cordas e Finho Alberto, pandeiro e voz. Participam ainda Léo da Vila, no tantan, Gabriel GS Silva, na percussão geral, e Wilson Ney Junior (Baiano), no surdo.

HISTÓRICO DO PURO ASTHRAL

O Grupo Puro Asthral surgiu em 12 de junho de 2010 em Porto Alegre. Sua estreia foi  no Clube Nonoai apresentando o projeto “Bebendo na Fonte” com o propósito de resgatar e firmar o samba de raiz na capital gaúcha e em todo o Estado.

Ao longo desses oito anos, Puro Asthral tem marcado sua presença  nos bares e casas noturnas da Cidade Baixa e da Zona Norte, nas rodas de samba ao ar livre da Travessa dos Venezianos, Rua Joaquim Nabuco, Praça Garibaldi e Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana. E, recentemente, tem estado na escadaria do Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, com o evento semanal  denominado Terça de Samba.  Esta apresentação fortalece o projeto de ocupação cultural  do Viaduto com intuito de revitalizar este espaço do centro da Cidade que já foi palco de diferentes manifestações artísticas.

Puro Asthral tem, ainda,  em seu portifolio o registro de animações dos blocos carnavalescos Panela do Samba, Centro Antigo, Areal do Futuro, Rua João Alfredo e Orla do Guaíba. Bem como leva o samba à charmosa Rua Padre Chagas, no tradicional bairro Moinhos de Vento. E, ao longo da sua carreira, tem atraído público significativo para o evento ”Pré-Reveillon do Puro Asthral” que ocorre sempre, no último domingo do ano, na Cidade Baixa.

SERVIÇO
O quê: Musical Évora: Grupo Puro Asthral apresenta Tributo ao Samba
Quando: 23 Maio, Quarta-feira, às 12h30min
Onde: Sala da Música Multipalco Eva Sopher – Praça Marechal Deodoro, s/nº Centro Histórico Porto Alegre/RS
Gênero Musical: Samba
Entrada Franca
Classificação
: Livre

Assessoria de Imprensa: Vera Daisy Barcellos
Contato: 51 99287-9735 / veradaisyb@gmail.com