Theatro São Pedro - Porto Alegre

Grupo Damas do Violão realiza apresentação gratuita no MultiMúsica

O grupo Damas do Violão, formado pelas instrumentistas Amanda Carpenedo, Fernanda Krüger e Flávia Domingues Alves, participará do projeto MultiMúsica no dia 26 de agosto. A apresentação tem início às 19h30, na Sala da Música do Mutlipalco. A entrada é franca com distribuição de ingressos a partir do dia 19 de agosto, na bilheteria do teatro. No programa, obras de compositores como Egberto Gisminti, César Camargo Mariano, Edmundo Villani Côrtes, Paulo Bellinati, Jorge Cardoso, entre outros.

O grupo Damas do Violão surgiu em 2014 a partir de uma ideia de Marcel Estivalet, também violonista, que fez a proposta de um recital compartilhado para as três musicistas. O objetivo era reunir mulheres violonistas de três gerações diferentes e afirmar a presença feminina no meio violonístico brasileiro, que ainda é muito pequena. Em suas apresentações o trio tem priorizado a música brasileira original ou arranjada para trio de violões.

O Projeto MultiMúsica é desenvolvido pela Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS e foi idealizado com o objetivo de trazer diferentes propostas musicais à Sala da Música do Multipalco, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. A ideia é proporcionar um local adequado para apresentações camerísticas e divulgar o trabalho de músicos locais, oportunizando ainda, espaço para novos talentos da música.

As instrumentistas:

Amanda Carpenedo: iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade. Em 2011, ingressou no Instituto de Artes da UFRGS, onde concluiu, em 2014, o curso de Licenciatura em Música com ênfase em violão clássico. Participou de diversos festivais de música nacionais e internacionais, tendo aulas com grandes nomes do violão clássico, como: Álvaro Pierri (Áustria), Eduardo Fernandez (Uruguai), Eduardo Isaac (Argentina), Carlos Perez (Chile), Paulo Martelli (Brasil), entre outros. Atualmente tem se apresentado como violonista erudita e popular, além de acompanhar outros artistas em diversas apresentações. É professora de violão, guitarra e teoria musical.

Fernanda Krüger: é bacharela em violão pela UFRGS e técnica em instrumento musical pela Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP, São Leopoldo). Estudou violão com Luciana Prass, Paulo Inda, James Corrêa, Flávia Domingues Alves e Daniel Wolff. Participou de masterclasses com grandes violonistas e, por seu desempenho no Encuentro Internacional de Guitarra Clásica La Falda 2010, foi selecionada para realizar um recital de violão em Buenos Aires (Argentina), em 2010. Também estudou técnica vocal com Marcos Klabunde, Ruth Krachtovil e Lúcia Passos. Atua tanto na música popular quanto na erudita. Com Eliana Vaz Huber tem um duo de flauta doce e violão, onde tocam repertório original e arranjado para estes instrumentos, com músicas de diversas épocas. Na música popular, desenvolve um trabalho com Lucas Krüger e Luthiero Tacuatiá onde tocam canções autorais – o Fernanda Krüger Trio. É professora de violão do Projeto Prelúdio e do Curso Técnico em Instrumento Musical, ambos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (campus Porto Alegre).

Flávia Domingues é mestra em violão pela UFRGS e professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da universidade. Em sua carreira, fez parte da Camerata Consort de Violões, criou e coordenou o Octeto de Violões do Departamento de Música e integrou o Quarteto ComTrastos de Violões. Em 2001, o quarteto lançou o CD Momento Característico, que destacou a obra de compositores gaúchos para esta formação instrumental. Atuou no Conjunto de Câmara de Porto Alegre tocando alaúde, harpa gótica e saltério de dedos, participando da gravação dos álbuns dos espetáculos Tempo de Descobertas e Divina Decadência. Ainda gravou peças para os CDs Sons Perdidos – o violão na obra musical de Bruno Kiefer, do violonista Márcio de Souza, e Porto Allegro, de Daniel Wolf.

Serviço
Recital com Damas do Violão – Projeto MultiMúsica
Data: 26 de agosto, às 19h30
Local: Sala da Música do Multipalco Theatro São Pedro
Ingressos gratuitos: a partir do dia 19 de agosto na bilheteria
Horário da bilheteria: os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30 (quando há espetáculos noturnos, das 13h às 21h); aos sábados, das 15h às 20h, e domingos, das 15h às 18h

Assessoria de Comunicação Theatro São Pedro
imprensa@teatrosaopedro.com.br

Release Media kit