Theatro São Pedro - Porto Alegre

Gilmar Goulart apresenta Recital de Marimba com entrada franca

Foyer Nobre do Theatro São Pedro recebe no dia 17 de novembrosexta-feira, às 18hGilmar Goulart em Recital de Marimba, com entrada franca. No repertório, obras originárias de vários países (Brasil, México, Estados Unidos, Japão, Sérvia, Canadá) e duas adaptações feitas pelo solista, criando um painel sonoro de facetas diversas, passeando por estilos musicais novos e antigos. A sonoridade da marimba adapta-se perfeitamente à música contemporânea, e pode apresentar com igual expressividade obras escritas muito antes do instrumento iniciar sua carreira nas salas de concerto.

marimba tem suas origens na África, tendo sido trazida pelos escravos que foram levados para a América Central e sul do México. Sua utilização, antes mais centrada na música folclórica e de festividades, expandiu-se no início do século XX quando foi levada para os Estados Unidos e viu iniciar a produção industrial do instrumento. Hoje é conhecida e tocada em todos os continentes, com obras originais que começaram a ser compostas na segunda metade do século XX, sendo bastante recente sua presença nas salas de concerto.

Gilmar Goulart é professor de percussão da Universidade Federal de Santa Maria, gravou dois CDs dedicados ao repertório contemporâneo da marimba; apresentou-se com teatro e dança, gravou vídeos disponíveis na Internet; participa de eventos de percussão como solista, palestrante e professor.

SERVIÇO

GILMAR GOULART RECITAL DE MARIMBA
Dia 17 de novembro, sexta-feira
Horário: 18h
Local: Foyer Nobre do Theatro São Pedro
ENTRADA FRANCA

Mais informações: http://gilmargoulart.com
http://www.musica.ufsm.br