Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Gabriela Munhoz é a nova diretora artística do Theatro São Pedro

Publicação:

Gabriela Munhoz
Gabriela Munhoz - Foto: Júlia Muri

O setor de programação artística da Fundação Teatro São Pedro, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), será comandado por Gabriela Munhoz. Além do palco principal do Theatro São Pedro, Gabriela terá o desafio de fazer a gestão e curadoria dos novos espaços do Multipalco Eva Sopher, inaugurados em março deste ano. Atuante no cenário artístico e cultural há mais de 20 anos, Gabriela é gaúcha, nascida em Lajeado, e formada em Artes Dramáticas pela UniverCidade, no Rio de Janeiro.

A nova diretora artística, nomeada na última semana, pretende dedicar-se à pesquisa de curadoria artística para os teatros, às políticas públicas para ocupação - especialmente do Complexo Multipalco - que já começaram a ser desenvolvidas via IEACEN, e a idealização e gestão de novos projetos, especialmente ligados ao eixo formativo das artes.

“Vou encarar esse desafio com os pés cravados no chão, honrando o convite do presidente da fundação, Antônio Hohlfedt, e da Secretaria Bia, assim como de todas e todos colegas que desenvolveram este trabalho até aqui, com a mesma paixão e seriedade que desenvolvo o meu ofício como artista e gestora em todas as oportunidades que me foram confiadas em minha trajetória. Acredito no trabalho na arte e na cultura de modo coletivo e empático, como percebo a Sedac trabalhando sob comando da secretária Bia, desde quando passei a compor este grupo em 2021”, pontua Gabriela.

Para a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, o duplo desafio que Gabriela assume é reconhecimento de sua qualificação profissional e grande capacidade de trabalho como gestora, que já demonstrou no comando do IEACEN e do Teatro de Arena. “A direção artística de uma instituição como o Theatro São Pedro, junto com o Complexo Multipalco, demanda profundo conhecimento, sensibilidade, vivência e relacionamento no meio. Assim sendo, por sua formação, trajetória e atitude como artista e dirigente cultural, Gabriela certamente trará uma importante contribuição para as novas atividades e programações desses espaços”, considera Bia.

Sobre Gabriela Munhoz

Além de ser formada em Artes Dramáticas pela UniverCidade, no Rio de Janeiro, Gabriela Munhoz estudou na escola de dança Angel Vianna/Rio de Janeiro, e é pós graduada em Filosofia e Autoconhecimento pela PUC/RS. Munhoz esteve à frente de importantes instituições como o Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN) e o Teatro de Arena. 

Possui consistente trajetória em gestão de projetos e de pessoas, em áreas como entretenimento (shows, eventos, festivais, espetáculos), gastronomia com ênfase em experiências artísticas e culturais e teatro. Participou de grupos de estudos sobre o ofício do artista nos atravessamentos da pandemia, e desenvolveu um curso online para atores e atrizes. Há 15 anos, desenvolve um trabalho de pesquisa e promove oficinas acerca da relação da arte com o cuidado de si, nomeada “empatia e busca pelo estado de presença – reconectando através da arte”, já tendo passado por diversas instituições e públicos tanto no RJ quanto no RS.

Em sua carreira como atriz, já contracenou com importantes nomes da cena teatral nacional. No audiovisual, vivenciou algumas experiências na televisão e no cinema – sendo o maior desafio na TV, a intensa personagem "Mágida Hadi" na reta final da novela Órfãos da Terra, em 2019. Integra o elenco (com a personagem “Capitã Idalina”) da série da Netflix “Todo dia a mesma noite” – baseado na tragédia da boate Kiss.

Theatro São Pedro