Theatro São Pedro - Porto Alegre

Festival destaca a obra do pianista e compositor francês Claude Bolling

Uma reunião de alguns dos principais nomes da música gaúcha vai apresentar as mais elas peças destas famosas suítes do compositor Claude Bolling no dia 29 de novembro, às 21h, no Theatro São Pedro.

Claude Bollling nasceu em 1930, em Cannes, França. Criança prodígio, aos quatorze anos tocava jazz ao piano, ao lado de nomes como Lionel Hampton, Roy Eldridge e Kenny Clarke, além de ter, posteriormente, feito grande amizade com Oscar Peterson. Compôs a trilha sonora de mais de cem filmes, com destaque para Borsalino (1970) e California Suíte (1979), além de ter lançado vários discos com sua big band.

Mas Bolling se notabilizou por uma série de colaborações com músicos eruditos. Sua Suíte para Flauta e Jazz Piano, com Jean Pierre Rampal, mistura elegância barroca e o ritmo do jazz e foi um campeão de vendas durante muitos anos, particularmente nos Estados Unidos, onde esteve por dois anos nas paradas de sucesso, além de constar no Top 40 da Billboard por dez anos!

Após este trabalho com Rampal, Bolling trabalhou com vários outros músicos, como Alexandre Lagoya, Pinchas Zukerman, Maurice André e Yo-Yo Ma, em obras como Suíte para Guitarra e Jazz Piano Trio, Suíte para Violino e Jazz Piano Trio, Picnic Suíte para Guitarra, Flauta e Jazz Piano Trio, Suíte para Violoncelo e Jazz Piano Trio e Suíte nº 2 para Flauta e Jazz Piano Trio.

É este universo musical que estará presente neste dia no Theatro São Pedro, na interpretação de alguns dos principais nomes de nosso estado, um verdadeiro ‘dream team’ da música gaúcha: Ayres Pothoff (flauta), Camilo da Rosa Simões (violino), Catarina Domenici (piano), Daniel Wolff (violão), Everson Vargas (contrabaixo), Ricardo Arenhaldt (bateria) e Rodrigo Alquati (violoncelo).

Todos músicos com larga experiência, não só no estado, mas em todo Brasil e com diversas apresentações no exterior, estes músicos vêm mostrando a obra de Claude Bolling no Rio Grande do Sul desde os anos 80, sempre com grande sucesso Agora decidiram reunir o melhor da música deste gênio da música mundial, interpretando partes de suas principais suítes.

FESTIVAL CLAUDE BOLLLING

Com Ayres Pothoff (flauta), Camilo da Rosa Simões (violino), Catarina Domenici (piano), Daniel Wolff (violão), Everson Vargas (contrabaixo), Ricardo Arenhaldt (bateria) e Rodrigo Alquati (violoncelo).