Theatro São Pedro - Porto Alegre

David Grossman em palestra no Theatro São Pedro

Feira do Livro de Porto Alegre, em parceria com Fronteiras do Pensamento, Braskem e Theatro São Pedro, promove encontro com David Grossman.

O escritor e pacifista israelense David Grossman, um dos maiores expoentes da literatura ficcional contemporânea, terá encontro marcado com leitores gaúchos graças a uma parceria entre o Fronteiras do Pensamento e a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre e a Braskem. No ano que comemora uma década, o Fronteiras se une à programação oficial da Feira neste evento que ocorrerá no domingo, dia 30 de outubro, às 11h, no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº), com entrada franca. As senhas serão distribuídas um dia antes, no sábado (29/10), a partir das 12h30min, no Balcão Central de Informações da Feira. As vagas são limitadas.

Com mediação de Adriana Carranca, a palestra, intitulada “David Grossman – Uma literatura pela paz”, promete trazer à tona as experiências deste engajado autor cuja obra é marcada pela militância pacifista da defesa do Estado de Israel. Defensor da literatura como arma para restabelecer as relações diplomáticas entre as regiões conflituosas do Oriente Médio, Grossman relatará o que tristemente lhe ocorreu em 2006, quando se envolveu no pedido de cessar-fogo da Guerra do Líbano, ao lado de Amós Oz e A. B. Yehoshua, apenas dois dias antes de seu filho Uri, sargento do exército israelense, morrer tragicamente em um ataque contra a milícia do Hezbollah. O escritor transformou a experiência do luto em uma de suas mais aclamadas obras, “Fora do Tempo” (Cia. Das Letras), publicado em 2011.
Nascido em Jerusalém, em 1954, formado em filosofia e teatro, escreve em diversos gêneros literários (ficcional, poesia, ensaio, infantil), têm mais de 20 livros traduzidos em diversos idiomas, entre eles “O Livro da Gramática Interior” (2015), “Garoto Zigue-Zague” (2014), “Boa-Noite Girafa” (2013), “Duelo” (2010), “A Mulher Foge” (2009), “Desvario” (2008), “Ver: Amor” (2007), “Mel de Leão” (2006) e “Alguém para correr comigo” (2005).

Destaques do primeiro fim-de-semana na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre
A programação do primeiro fim de semana da Feira está repleta de atividades. No sábado (29), o público confere a mesa Literatura açoriana e seu histórico, às 17h, pelos escritores açorianos Vasco Pereira da Costa e Eduíno de Jesus (Auditório Barbosa Lessa, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo); o bate-papo com o escritor peruano Jeremias Gamboa, às 18h (sala Leste Santander Cultural) e uma conversa com a cantora e compositora Adriana Calcanhotto. Além disso, no mesmo dia, acontece a 11ª edição do Mutação na Feira – quadrinhos, zines e cultura pop, na Tenda de Pasárgada, em frente ao Memorial do Rio Grande do RS.

Já no domingo (30), o mexicano Jorge Volpi conversa com seus leitores às 18h, na Sala Leste do Santander Cultural.

A programação completa está disponível no site www.feiradolivro-poa.com.br. A versão digital do Guia Impresso pode ser acessada aqui: http://www.flip3d.com.br/web/pub/feiradolivropoa/.

A 62ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro e é uma realização da Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura. Patrocinadores máster: Braskem, Celulose Riograndense, Grupo Zaffari e BNDES. Patrocínio da Área Infantil e Juvenil: Petrobras. Banco Oficial da Feira: Banrisul, Seja Vero. Apoio Especial: Prefeitura de Porto Alegre. Financiamento: Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO
David Grossman – Uma literatura pela paz. Parceria Fronteiras do Pensamento, Feira do Livro de Porto Alegre e Braskem
Quando: 30 de outubro, às 11h
Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº), com entrada franca
As senhas serão distribuídas um dia antes, no sábado (29/10), a partir das 12h30min, no Balcão Central de Informações da Feira. As vagas são limitadas.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

A primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorreu em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento, o maior do gênero a céu aberto da América Latina, é considerado referência no paí­s por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artí­sticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Armazém Literário da Corag, Theatro São Pedro e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro

A Câmara Rio-Grandense do Livro, organizadora da Feira do Livro de Porto Alegre, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por finalidade unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de uma centena de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.

Contato
Livia Meimes
livia_meimes@hotmail.com
imprensa@camaradolivro.com.br
Fone (51) 3289.7344

Vitor Diel
Jornalista
Câmara Rio-Grandense do Livro
51. 32 86 45 17
51. 96 77 14 67 (whatsapp)
/camaradolivrors
/vitor.diel