Theatro São Pedro - Porto Alegre

Fados no Musical Évora

O Musical Évora do dia 13 de abril apresentará o show Fados, com os músicos Joana Reais (voz), Beto Chedid (guitarra portuguesa) e Romes Pinheiro no violão, às 12h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, com entrada franca.

O Fado, antes de ter sido música, era um sentimento português descrito frequentemente nos poemas de Luís de Camões. Como qualquer arte viva, sofreu influências – árabes, irlandesas, escandinavas, brasileiras, africanas – e tem na sua origem ligações com outros estilos musicais. Nesta apresentação, o grupo fará um diálogo do estilo musical português com a milonga, o samba e a valsa.

Joana Reais, cantora portuguesa radicada no Sul do Brasil desde 2015, é a voz deste elogio à terra que a viu nascer, Lisboa, e às suas interseções por esse mundo afora, acompanhada pelos músicos Beto Chedid na guitarra portuguesa e Romes Pinheiro no violão.

O Musical Évora tem patrocínio da Évora Holding S.A. e proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, dedicados preferencialmente ao erudito, mas contemplando também músicas de diferentes estilos, como MPB, choro e jazz.

JOANA REAIS: cantora e performer lisboeta, mestre em Artes Performativas, variante Teatro-Música, pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Percorreu um caminho pautado pelo Teatro, pela Dança Contemporânea e pelo Jazz – estudou Jazz & Vocal Performance na Escola do Hot Clube de Portugal e no Conservatorium Van Amsterdam, na Holanda, tendo sido bolsista de ambas as instituições.

BETO CHEDID: graduou-se em música no Instituto de Artes da UFRGS, tendo como instrumento principal o violão. É professor de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e do projeto social Orquestra Villa-Lobos, coordenado pela regente e educadora musical Cecília Silveira.

ROMES PINHEIRO: músico, ator e agitador cultural. Especialista em bolos e canções. Nunca aprendeu um passo de dança, mas não é por isso que deixa de se balançar. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduado em Produção Teatral pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, em Portugal, também estudou Violão e Teoria Musical nos cursos de extensão da UFRGS.