Theatro São Pedro - Porto Alegre

Exposição fotográfica homenageia Sonia Duro no Theatro São Pedro

Reconhecida pela criação do Festival Dança Porto Alegre, a atriz, diretora e produtora cultural Sonia Duro (1946–2002) é homenageada no festival Gestos Contemporâneos através da exposição fotográfica “Sonia Duro”, com curadoria de Sandro Lupatini (foto). A exibição reúne fotografias atualmente arquivadas no Teatro de Arena que foram digitalizadas e ampliadas pelo curador. A mostra acontece na Sala de Exposições do Theatro São Pedro e estará aberta para visitas entre os dias 16 e 27 de novembro nos horários de funcionamento do TSP. A entrada é franca.

Sonia Duro liderou todas as ações necessárias para que, após o fechamento do Teatro de Arena, em 1979, o espaço fosse reaberto em 1991. Convidada pelo então Diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Dilmar Messias, a ser a primeira diretora do Teatro de Arena, um dos seus objetivos foi criar o Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Documentação em Artes Cênicas do Rio Grande do Sul que facilitou o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à área. Sonia Duro faleceu em setembro de 2002, deixando saudade como artista e militante cultural.

Esta é a primeira edição do evento Gestos Contemporâneos, que ocorre entre os dias 24 e 27 de novembro, nos espaços do Multipalco, do Theatro São Pedro e da Biblioteca Pública do Estado. Com iniciativa de Dilmar Messias, atualmente diretor artístico do Theatro São Pedro, e curadoria de Maria Waleska Van Helden, diretora do Geda Cia. de Dança, ao todo 18 grupos e bailarinos do Estado participam da programação. A forma encontrada para homenagear a história de Sonia Duro, uma figura importante para a valorização da dança contemporânea em Porto Alegre, foi a composição dessa exposição.

Sobre Sandro Lupatini:
O fotógrafo Sandro Lupatini, nascido em Carazinho, mora há 6 anos em Porto Alegre. Formado em Biomedicina, o curso de fotografia surgiu logo depois, em 2013, e, a partir daí, a paixão pela foto também tornou-se profissão. Com estúdio fotográfico no bairro Cidade Baixa, Lupatini aceitou o desafio do Gestos Contemporâneos de criar uma exposição em homenagem a Sonia Duro. “Fiquei muito contente com o convite, foi um trabalho que exigiu pesquisa e uma dedicação especial. Sou apaixonado pelas artes de palco e pelo Theatro São Pedro, espero que todos gostem do resultado final. Para quem não conhece Sonia Duro, selecionei aqui algumas memórias, registros que narram o importante trabalho de Sonia no cenário artístico para Porto Alegre”, afirma Lupatini.