Theatro São Pedro - Porto Alegre

Protagonismo Feminino: Uma Homenagem a Eva Sopher com Martha Medeiros (RS)

O Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Porto Alegre, em parceria com a Associação Amigos do Theatro São Pedro, convida a todos para um evento em homenagem a Eva Sopher com a participação especial de Martha Medeiros, que irá falar sobre o tema “Protagonismo Feminino”. O objetivo deste evento é unir forças para dar continuidade ao trabalho de Dona Eva, associando novos amigos para tornar a instituição ainda mais forte, formando uma rede de trabalho em favor da cultura e da conclusão do Multipalco.

Quem foi Eva Sopher?

Nascida em 1923, em Frankfurt, na Alemanha, Eva Margareth Plaut fugiu do regime nazista com sua família para o Brasil. Na época, com apenas 13 anos, teve que aprender outro idioma, cultura e, o mais importante, o respeito às diferenças, compreendendo o significado das palavras sobrevivência e liberdade. Morou em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde casou-se com Wolfgang Sopher e teve suas filhas – Renata e Ruth. Em 1960 mudou-se para Porto Alegre, onde dá início a um marco relevante na trajetória cultural do Rio Grande do Sul. Após tornar-se conhecida pelo trabalho como produtora cultural na Pró Arte, foi convidada a assumir, em 1975, o desafio de coordenar as obras de reconstrução do Theatro São Pedro interditado há dois anos devido ao mau estado de conservação e às precárias condições de segurança. Em 1982, quando foi criada a Fundação Theatro São Pedro, Dona Eva passa a responder por sua presidência. Ao longo de sua trajetória, Eva Sopher recebeu diversas homenagens locais e estrangeiras pelo mérito de suas atividades, como o título “Personalidade do Ano”, “Destaque do Ano” e “Gaúcho Honorário”. Em 2015, foi a primeira brasileira a ser agraciada com a Medalha Goethe, uma honraria oficial da República Federal da Alemanha a personalidades que se destacaram de maneira especial na promoção do intercâmbio cultural internacional.
 

Sobre o Multipalco

Um espaço destinado às artes de palco, ao lado do Theatro São Pedro, equipado para oferecer a mais completa infraestrutura a artistas, técnicos e espectadores. O espaço já conta com uma praça, restaurante e concha acústica, no piso superior, Sala da Música, Centro de Formação Cultural, que abriga a Escola de Música Sol Maior e dependências administrativas no sexto pavimento, além de estacionamento e subestação transformadora de energia elétrica. Também já foram concluídas as instalações hidrossanitária, elétrica, lógica e anti-incêndio de todo o complexo. O desafio agora é o término de novas etapas, como o teatro italiano, as salas múltiplas, o teatro oficina, a sala para dança e a central térmica.
Saiba mais
 

Sobre Martha Medeiros

Escritora e colunista dos jornais Zero Hora e O Globo. Tem 26 livros publicados, entre crônicas, romances, poemas e relatos de viagem. Suas obras já foram adaptadas para teatro, cinema e tevê, e fez parcerias musicais com Frejat, Nenhum de Nós e Jota Quest, entre outros. Seus títulos mais conhecidos são Divã, Doidas e Santas, Feliz por Nada, Fora de mim, Um lugar na janela e o recém lançado Quem diria que viver ia dar nisso.
 

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil

O Mulheres do Brasil é um grupo de mulheres criado em outubro de 2013 com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil. Ele é composto por mulheres de vários segmentos que têm, em comum, o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor. Tem uma agenda propositiva com planos de ação para pensar e agir pensando no todo, por um país melhor. O grupo não tem partido, apenas levanta a bandeira de uma causa: O Brasil.
Saiba mais
 
 
Este evento não é exclusivo para mulheres e está de portas abertas para receber todos os públicos.

Local

Theatro São Pedro - Palco Principal

Datas

30 de Junho / Sábado / 09h Comprar online