Theatro São Pedro - Porto Alegre

Palestra Charla Schlee

Com Antonio Holfeldt (professor PUC-RS, Presidente da Fundação Theatro São Pedro), Luis Olyntho Telles da Silva (escritor) , Paulo Rosa (escritor/ Pelotas), Profª Doutora  Cátia Goulart (UNIPAMPA Campus Jaguarão RS).

Após a palestra, haverá o recital  “TANGOS – Bandoneon & Piano” , com Carlitos Magallanes & Roberto Ribeiro

 

Nascido em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, a 22 de novembro de 1934, sobre a fronteira com o Uruguai, Aldyr Garcia Schlee é escritor fronteiriço e tradutor bilíngue, que escreve e publica sua obra tanto em português como em espanhol. Com larga carreira no jornalismo, nas artes gráficas e no magistério superior do Brasil, foi desenhista profissional (vencedor, em 1953, de concurso nacional para a escolha do uniforme da Seleção Brasileira de Futebol), jornalista (ganhador do Prêmio Esso de Reportagem, em 1962) e Doutor em Ciências Humanas, que atuou por mais de 30 anos em várias áreas de seu conhecimento na Universidade Federal de Pelotas (onde chegou a Pró-Reitor de Extensão e Cultura) e na Universidade Católica de Pelotas (onde fundou o Curso de Jornalismo), concluindo sua carreira universitária como professor-visitante do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre.

Como ficcionista e ensaísta, é ganhador de importantes prêmios literários. Está entre os vencedores da I Bienal Nacional de Literatura (1982) e da II Bienal de Literatura (1984). Por sete vezes foi o vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura (1997, 1998, 2001, 2010, 2011, 2014, 2018 – o maior prêmio literário do Rio Grande do Sul, Estado onde sua obra também recebeu reconhecimento, através do Prêmio Fato Literário (2010).

Classificação etária

Livre

Local

Multipalco - Sala da Música

Datas

12 de Novembro / Terça-feira / 19h Entrada franca