Theatro São Pedro - Porto Alegre

O Espírito do Tempo: Música, Literatura e Bioética (RS)

No dia 19 de junho de 2018, no Foyer, Multipalco Eva Sopher, Teatro São Pedro, em Porto Alegre, ocorrerá a primeira oficina da série O Espirito do Tempo: Música, Literatura e Bioética.

Espírito do Tempo, ou Zeitgeist, é o conjunto das condições sociais, culturais e intelectuais de um determinado período histórico. É nesta perspectiva que esta série de encontros se propõe a refletir sobre as interações entre a Música, a Literatura e a Bioética.

Nesta primeira oficina a proposta é discutir a influência da cultura alemã no início da Bioética. No início do século 20, dois autores alemães – Albert Schweitzer e Fritz Jahr – iniciaram, isoladamente, a proposta que serviu de base para o pensamento bioético atual. Albert Schweitzer propôs a reverência à vida como base das nossas ações humanas. Fritz Jahr criou a palavra Bioética, em 1926, com a finalidade de estabelecer os deveres dos seres humanos para com os animais e as plantas. Ambas propostas situam os seres humanos como parte integrante da natureza como um todo.

Albert Schweitzer e Fritz Jahr têm em comum uma sólida formação baseada em Música, Filosofia e Teologia. Albert Schweitzer utilizou muito de sua sensibilidade musical, especialmente baseada na obra de Johann Sebastian Bach, impregnada pela aplicabilidade dos seus conhecimentos médicos, para chegar às suas reflexões sobre a vida. Fritz Jahr, por outro lado, utilizou a sua prática de professor de escola, utilizando diferentes autores das áreas de Literatura, Música, Filosofia, Ciências e Teologia, para estabelecer relações
entre humanos, animais e plantas, que serviram de base para este pensamento inovador, que ele denominou de Bioética.

É neste contexto que esta oficina irá se desenrolar. A cantora lírica Angela Diel, o pianista Nei Fialkow e o biólogo José Roberto Goldim irão entremear músicas, poesias e reflexões que deram origem as raízes europeias da Bioética. Serão apresentadas músicas de Robert Schumann, Franz Schubert e Johannes Brahms, poesias de Johann W. von Goethe e as reflexões propostas por Albert Schweitzer e Fritz Jahr. É uma rara oportunidade de integrar Música, Literatura e Bioética.

Atividade
Série: O Espirito do Tempo: Música, Literatura e Bioética
Oficina: A influência da cultura alemã no início da Bioética
Data: 19 de junho de 2018
Horário: 19h30min
Local: Foyer Eva Sopher do Multipalco do Teatro São Pedro, em Porto Alegre
Participação: Cantora lírica Angela Diel; Pianista Ney Fialkow; Biólogo José Roberto Goldim

Inscrições

 

Ficha Técnica

Ministrantes: José Roberto Goldim, Angela Diel e Ney Fialkow

Local

Multipalco - Foyer

Datas

19 de Junho / Terça-feira / 19h30min