Theatro São Pedro - Porto Alegre

Eva Sopher é homenageada no Dia Mundial do Teatro

A partir de hoje, o Multipalco passa a ter o nome de sua idealizadora.

O Multipalco foi oficialmente rebatizado em cerimônia que ocorreu hoje, 27 de março, Dia Mundial do Teatro, no Foyer do Multipalco. A ideia de rebatizo do Multipalco com o nome de sua grande idealizadora, era acalentada há muito tempo pela Associação Amigos do Theatro. No dia do falecimento de Eva Sopher, em 7 de fevereiro deste ano, esta ideia se impôs. No evento, comandado pela mestre de cerimônias, a jornalista Daniela Sallet, pronunciaram-se o Presidente da Associação Amigos do Theatro São Pedro, José Roberto Diniz de Moraes e o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun. Logo após, todos se emocionaram com um vídeo que apresentava toda a trajetória de Dona Eva no comando do Theatro São Pedro e Multipalco, produzido pela equipe do TSP e que contou com a participação de artistas que vestiram a nova camiseta do Multipalco Eva Sopher, que traz, na lateral esquerda o rosto de Dona Eva (vídeo disponível na fanpage do Theatro São Pedro e do Multipalco – facebook.com/TeatroSaoPedro e facebook.com/Multipalco).

O descerramento da placa foi feito sobre um cavalete que reproduzia o palco, com as cortinas do Theatro São Pedro. As cortinas foram abertas pelas filhas de Dona Eva (Ruth Pereyron e Renata Rubim). Estiveram presentes representantes da imprensa, amigos da classe artística, associados, a família de Dona Eva, incluindo as filhas, netos e bisnetos, Paulo Amaral (Diretor do Margs), Robert Strnadl (Cônsul da Alemanha), Patrice Pauc (Diretor da Aliança Francesa), Marina Ludemann, Adair Gass (Instituto Goethe), além empresários e pessoas físicas, que já contribuíram de alguma forma para o projeto.

Após a cerimônia, foi realizada uma visita guiada pelo Presidente da AATSP à diversas salas do complexo cultural para conhecer tanto os espaços que já estão prontos, como os que ainda faltam finalizar, o que surpreendeu a todos que vislumbraram a dimensão e importância do complexo cultural.

Como parte das comemorações, o Foyer do Multipalco recebe sua primeira exposição: Magliani, uma troca: teu olho – minha mão, com curadoria de Julio Castro. A exposição traz obras da artista plástica gaúcha Maria Lídia Magliani. A exposição estará aberta ao público de 28 de março a 8 de abril (das 14h às 18h), com entrada franca.


Sobre o Multipalco: um espaço destinado às artes de palco, ao lado do Theatro São Pedro, equipado para oferecer a mais completa infraestrutura a artistas, técnicos e espectadores. O espaço já conta com uma praça, restaurante e concha acústica, no piso superior, Sala da Música, Centro de Formação Cultural REFAP, que abriga a Escola de Música Sol Maior e dependências administrativas no sexto pavimento, além de estacionamento e subestação transformadora de energia elétrica. Também já foram concluídas as instalações hidrossanitária, elétrica, lógica e anti-incêndio de todo o complexo. O desafio agora é o término de novas etapas, como o teatro italiano, as salas múltiplas, o teatro oficina, a sala para dança e a central térmica.

Sobre a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP): Desde 1985 entusiastas, convictos de sua missão, lutaram para que a instituição se fortalecesse e cumprisse com sua vocação de manter firme e em plenas condições de funcionamento o Theatro São Pedro. E assim tem sido, ano após ano. Atualmente, são mais de mil associados que contribuem para manter o TSP e o projeto Multipalco. Fazendo parte da AATSP, o associado tem direito a desconto de 50% nos ingressos, tele-entrega exclusiva, reserva de ingressos, desconto no estacionamento do Multipalco, restaurantes e cursos, além de outras vantagens.

Venha fazer parte. ASSOCIE-SE!: http://www.teatrosaopedro.com.br/aatsp/