Theatro São Pedro - Porto Alegre

Eu Estive Aqui, espetáculo da Porto Alegre Cia de Dança

“Eu Estive Aqui”, sucesso da Porto Alegre Cia de Dança que já percorreu o país e exterior, está de volta em cartaz na capital gaúcha. A obra estará pela primeira vez no palco do Theatro São Pedro, dias 2 e 3 de abril. Inspirada na observação da eterna e infrutífera tentativa humana de aprisionar o tempo, a montagem estreou em 2010 em Wuppertal (Alemanha), cidade sede do Tanztheater da importante coreógrafa Pina Bausch. São 50 minutos de um ritual mágico e hipnótico criado pelo coreógrafo e bailarino escocês Mark Sieczkarek e com direção geral de Tânia Baumann.

No palco, painéis translúcidos também convidam a um mergulho sensorial, induzido pelas trocas de luz. Um pandeiro ritmado que misteriosamente conecta um figurino elegante ao cenário inspirado na flora brasileira. Um desejo de quero mais fica suspenso no ar quando surge o silêncio deixado pela trilha sonora embalada pelo Cordel do Fogo Encantado, Caetano Veloso e Naná Vasconcelos.

Com mais de 30 obras já apresentadas em quase todos os países europeus, o artista escocês trabalhou de 1985 a 1988 sob direção de Pina Bausch. Em Eu Estive Aqui, sua segunda coreografia para a companhia gaúcha, ele misturou alegria e intensidade, resgatando componentes do balé, com deslocamentos simétricos e precisos, e incluindo signos universais que lembram o folclore brasileiro e a dança oriental. Sieczkarek assina ainda a concepção do figurino e a produção do cenário, pintado à mão.

Eu Estive Aqui aponta para o eterno que há em cada instante e exibe a intensidade do momento presente, tão presente na dança, efêmera por natureza. Uma traço celebração que provoca no público a vontade de subir no palco e também se entregar à dança.

Abaixo, release completo e fotos para download.

Release Media kit